FURNAS contribui para a elaboração das Normas Brasileiras em Concreto Reforçado com Fibras

Engenheira é representante de FURNAS nas atividades das comissões

Publicado em:


Nos dias 06 e 07 de Janeiro de 2020 foram retomadas as atividades para a Elaboração das normas brasileiras em Concreto Reforçado com Fibras (CRF). Durante o encontro, também foi realizada a posse dos coordenadores e secretários das comissões de estudo para o ano de 2020.

A engenheira civil da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil, Daiane Cupertino, é a representante de FURNAS nas atividades das três comissões: CE-002:124.026 Comissão de Estudo de Projeto de Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras, CE-018:300.011 Comissão de Estudos de Concreto Reforçado com Fibras e CE-193 Comissão de Estudo Especial de Materiais não Convencionais para Reforço de Estruturas de Concreto. Cupertino faz parte da coordenação, juntamente com a USP, das normas relativas a ensaios e controle tecnológico do CRF.

Algumas dessas normas estão sendo elaboradas com lastro nos conhecimentos dos projetos de P&D Aneel desenvolvido por FURNAS: “Concreto Fibroso de Alta Performance em Estruturas de Usinas Hidrelétricas: Modelagem, Experimentação e Recomendação para Projeto” (concluído) e o “Metodologias e infraestrutura tecnológica para ampliação da confiabilidade e otimização de empreendimentos de energia” (em andamento).

A elaboração de normas brasileiras em CRF é uma reivindicação antiga do meio técnico, projetistas e construtores, com o objetivo de dar segurança para se projetar e utilizar o CRF, especialmente em empreendimentos de geração hidráulica e eólica.

As normas brasileiras de CRF estão sob a responsabilidade do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB 02) e do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB 018).
 

Por: Fabio Lannes