FURNAS mira na inovação aos 63 anos

Empresa alia expertise técnica à aposta de investir em novas tecnologias para manter-se competitiva

Publicado em:


FURNAS completa 63 anos de história de olho no futuro, mas sem perder a essência de uma das principais empresas do setor elétrico nacional. Inovação permeia todas as ações da companhia, sejam elas operacionais ou administrativas. Paralelamente, a estatal não deixa de reconhecer a tradição do seu corpo técnico, altamente qualificado pela experiência acumulada desde a sua criação.

A atual gestão de FURNAS está implementando uma série de soluções digitais para aprimorar processos, reduzir custos e otimizar recursos humanos e materiais. As soluções digitais, desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação da própria empresa, auxiliam no gerenciamento e acompanhamento orçamentário de projetos e contratos, com utilização de Big Data, IoT (Internet das Coisas), Machine Learning, Inteligência Artificial e Analytics.

“A empresa está madura para uma mudança de paradigma em processos estratégicos, a partir dos avanços da área de TI. Nosso objetivo é implementar soluções que possam alavancar ganhos em produtividade e racionalizar custos, inclusive com o melhor aproveitamento de mão de obra”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, presidente de FURNAS.

A companhia também colocou em prática o programa Inova Furnas, que seleciona e capacita equipes de funcionários para que sejam capazes de identificar potenciais inovações no dia a dia da empresa. As propostas serão validadas e aceleradas, podendo resultar em mudanças de processos, adoção de novas tecnologias, parcerias com o mercado (incluindo startups) e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A tecnologia se faz igualmente presente nos empreendimentos em operação de FURNAS, com a teleassistência de usinas e subestações. O processo consiste no completo monitoramento e controle remoto das instalações e já vem sendo gradualmente implantada na empresa. Atualmente, das 55 subestações de transmissão operadas por FURNAS, 39 (71%) já são assistidas de forma remota. Tais recursos permitem que a empresa cumpra com excelência a missão de concessionária dos serviços de geração e transmissão, mantendo o alinhamento ao Plano Diretor de Negócios da Eletrobras.


Manutenção e novos negócios


A qualidade operacional segue entre os principais compromissos de FURNAS realizará melhorias e reforço em equipamentos de transmissão de energia elétrica, com a instalação de cerca de três mil novos equipamentos. A operação é parte do Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (PGET), criado em 2011 com o objetivo de garantir a execução de investimentos de modernização, melhorias e reforços no sistema de transmissão da companhia, um dos mais importantes e complexos do setor.

FURNAS também aposta no crescimento da diversificação da sua matriz energética a partir de fontes alternativas. A empresa começa a explorar a potencialidade das áreas adjacentes e espelhos dos reservatórios de suas hidrelétricas com a implementação de parques solares. As usinas de Itumbiara (MG/GO), Batalha (GO) e Anta (RJ/MG) já estão com obras em andamento para geração fotovoltaica complementar. Além de não afetar o meio ambiente e aproveitar a absorção de calor no espelho d’água, a geração solar aproveita a estrutura de transmissão já em operação, reduzindo custos.

A empresa também está fazendo medições solarimétricas para projetos de  geração fotovoltaica em áreas contíguas de outras três usinas: Itumbiara (MG/GO), Marimbondo (MG/SP) e Corumbá I (GO).

“A iniciativa está em linha com os objetivos definidos no Planejamento Estratégico da empresa no sentido de viabilizar negócios que possuam sinergia com a infraestrutura existente. Buscamos constantemente soluções para otimizar as operações e a utilização da energia solar está alinhada aos nossos objetivos empresariais. O projeto é 100% desenvolvido por FURNAS”, celebra Ciocchi.

Ainda no campo das fontes alternativas, os 63 anos da empresa também marcam a atuação de FURNAS no setor eólico, a partir de duas frentes: a inauguração do Complexo de Fortim, no Ceará, empreendimento com potência instalada de 123 MW, e o início das obras do Complexo de Itaguaçu, na Bahia, com potência prevista para 300 MW.

“FURNAS fez a diferença há 63 anos quando iniciou grandes projetos, inovou e trouxe a energia elétrica para o desenvolvimento do país. A qualidade e competência que a nossa gente tem são inquestionáveis. Nossa missão de contribuir com o crescimento do Brasil só começou”, conclui o executivo.
 

Atendimento à imprensa
 

Por: GCA.P