FURNAS realiza café da manhã para colaboradoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Foi exibido o vídeo Mulheres que Transformam e lançada a versão digital do livro Conversas entre Meninas e Engenheiras

Publicado em:
Crédito: Silvio Martins


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Gerência de Responsabilidade Sociocultural organizou hoje (9/3), no 2º andar do Espaço Furnas Cultural, um café da manhã para todas as colaboradoras do Escritório Central, que também puderam assistir ao vídeo "Mulheres que Transformam", com depoimentos de mulheres que foram beneficiadas ou estão à frente de projetos sociais apoiados pela empresa.

Após a exibição do vídeo, a superintendente Ana Claudia Gesteira, deu as boas-vindas às convidadas e reforçou a importância mundial da comemoração da data. "Não estamos aqui apenas para homenagear as mulheres. Estamos aqui também para comemorar as suas conquistas. FURNAS é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres e foi a primeira empresa a receber o Prêmio Weps, na categoria Ouro, com a chancela do Pacto Global das Nações Unidas e ONU Mulheres, referente a boas prática na questão de gênero.Mas temos um grande desafio pela frente. No Brasil as mulheres ocupam 40% dos cargos de liderança e em FURNAS já chegamos a 20%."

O superintendente Ricardo André Marques, parabenizou as colaboradoras e destacou que espera que as mulheres possam, cada vez mais, conquistar espaço e ocupar postos gerenciais em FURNAS. Ricardo ainda destacou como exemplo do empoderamento feminino o movimento "30% Club", que tem trabalhado para que os conselhos de administração das grandes empresas listadas em bolsa tenham maior participação feminina, e que essa presença alcance pelo menos 30% das cadeiras até 2025. "Reconhecer e empoderar as mulheres é testemunhar nossa evolução como sociedade. Em breve teremos novos processos de seleção gerencial na Empresa, e eu ficaria muito feliz se no final desses processos pudéssemos reconhecer o mérito de mais mulheres", finalizou Ricardo André.

Após as palavras de Marques, houve o lançamento da versão digital do livro "Conversas entre Meninas e Engenheiras - semeando oportunidades para igualdade de gênero na ciência", da engenheira Marta Luz em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Crea-GO.

Marta destacou que a publicação faz uma reflexão sobre os desafios encontrados pelas meninas para conseguirem ingressar no Ensino Superior nas áreas de ciências exatas, tecnologia e engenharia.
 

Acesse a versão digital de "Conversas entre Meninas e Engenheiras".


O Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Esta data, 8 de março, simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas atualmente simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm)
 

Por: Fabio Lannes