FURNAS se associa à Abraceel mirando em novos negócios

O objetivo é reforçar as ações planejadas para o aprimoramento da governança da comercialização

Publicado em:


FURNAS é a mais nova empresa a ingressar na Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). A partir de agora, a entidade passa a contar com 95 associados, que juntos representam cerca de 85% do mercado livre do setor.

“Essa é uma das ações planejadas que vêm sendo adotadas por FURNAS, nos últimos meses, voltadas para o aprimomeramento da governança da comercialização. Buscamos atuação mais ampla, com uma série de medidas para o aperfeiçoamento e uma atuação ainda mais ágil e dinâmica no mercado ”, destaca Luiz Laércio Simões Machado Júnior, superintendente de comercialização da companhia.

“Além de nos ajudar em níveis institucional e regulatório, a parceria de FURNAS com a Abraceel será muito positiva e diretamente voltada ao fechamento de negócios bons para a empresa na área de comercialização de energia”, reforça Simões.

A Abraceel conta com comercializadores de energia ligados à empresas geradoras, como FURNAS, distribuidoras, instituições financeiras, fundos, bancos e os comercializadores chamados puros, que só atendem a essa atividade econômica específica. A entidade defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural. Atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país.

Para o superintendente de FURNAS, a participação em associações tem propósito essencial na realização de movimentos conjuntos em âmbio regulatório e institucional, de modo a representar os interesses da empresa comuns aos interesses de outros associados. Ele ressalta a importância  de estar próximo aos principais players do setor, em ambiente propício para afinar relacionamentos comerciais com instituições que, eventualmente, a companhia teria oportunidade pontual de se relacionar.

Em nota publicada no site da instituição, o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, destacou a entrada de FURNAS como mais nova associada, enfatizando a satisfação do mercado livre de energia em receber a empresa que é tão relevante para o mercado nacional. “A entrada dessa marca tem um peso histórico importante para a Abraceel. FURNAS nasceu com a missão de evitar o colapso energético que ameaçava o processo de industrialização do Brasil, na década de 50, construindo a primeira hidrelétrica de grande porte do país: a Usina de Furnas (MG)”, ressaltou Medeiros.
 

Por: André Sant'anna