Complexo Eólico de Fortim entra em operação

Empreendimento localizado no Ceará pertence à Brasil Ventos, subsidiária integral de FURNAS

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Os 41 aerogeradores dos cinco parques que formam o Complexo Eólico de Fortim, no Ceará, entraram em operação na última quinta-feira (16/04). Construído e operado pela Brasil Ventos, subsidiária integral de FURNAS, o empreendimento está instalado em uma área de 2.365 hectares do município de mesmo nome, localizado a 135 km de Fortaleza (CE), onde a média de velocidade do vento varia entre 6,60 e 8,10m/s.

A Subestação Jandaia, que conecta o empreendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi energizada em março para permitir o início do comissionamento do complexo. O empreendimento contou com investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com financiamento do Banco do Nordeste.

O Complexo de Fortim é composto pelos parques eólicos Jandaia (27 MW), São Clemente (21 MW), Jandaia I (24 MW), Nossa Senhora de Fátima (30 MW) e São Januário (21 MW), totalizando 41 aerogeradores de 3 MW e 123 MW de potência total instalada.

 

Sobre a Brasil Ventos


Subsidiária de FURNAS, a Brasil Ventos foi criada em janeiro de 2016 com objetivo de participar em sociedades de geração de energia de fonte renovável, como eólica, solar e biomassa. Atualmente, os empreendimentos eólicos com participação da empresa estão localizados no Ceará, Bahia e no Rio Grande do Norte e, uma vez em operação, terão capacidade instalada de 615 MW.
 

Por: Leonardo Cunha