Equipes de FURNAS substituem transformadores de corrente da subestação Foz do Iguaçu

Substituição dos equipamentos cumpre compromisso assumido junto à ANEEL

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Com o objetivo de aumentar a segurança do Sistema de Transmissão de Itaipu, técnicos e engenheiros da Gerência de Produção Paraná de FURNAS estão realizando a troca de transformadores de corrente (TCs) na Subestação Foz de Iguaçu (PR). A substituição dos equipamentos cumpre compromisso assumido junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e contou com acertos junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a programação das intervenções.

No planejamento foram indicadas seis etapas de substituição dos TCs, começando pelos equipamentos do vão nº 3, segundo premissas de segurança. Oito novos TCs já chegaram à subestação e os três primeiros foram trocados na última semana. No total serão substituídos 48 TCs na SE Foz de Iguaçu.

“As equipes técnicas de FURNAS estão trabalhando em ambas as frentes da SE Foz de Iguaçu, na parte de Corrente Contínua com o estudo do sistema de eletrodos, e na parte de Corrente Alternada com a troca dos TCs. Gostaria de agradecer a seriedade e o comprometimento de toda a equipe no trabalho e nas ações de prevenção ao Covid-19”, completa o gerente de Produção Paraná, Fabio Valentim.

O Sistema de Transmissão de FURNAS que escoa a energia de Itaipu é composto por cinco linhas de transmissão, que cruzam 900 km desde o Estado do Paraná até São Paulo, transmitindo 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano, ou seja, 17% da energia consumida pelo Brasil. Este sistema possui três linhas em corrente alternada 750 kV e duas linhas em corrente contínua ± 600 kV, necessárias para contornar o problema de diferentes frequências utilizadas por Brasil e Paraguai.
 

Por: GCA.P