FURNAS energiza sua primeira usina solar e estreia na geração distribuída de energia

Essa é a primeira das três usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas próximas à usina de Anta

Publicado em:
Crédito: Wender Lucas


FURNAS energizou nessa segunda feira, 04/05, sua primeira usina solar fotovoltaica, estreando na geração distribuída de energia. Essa é a primeira das três usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas próximas à UHE Anta, localizada no rio Paraíba do Sul, divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As usinas têm potência de 1,2 MWp cada, totalizando 3,6 MWp, energia suficiente para 3.600 residências. As outras duas usinas solares de Anta serão energizadas até a próxima semana. Com o projeto, classificado como de Autoconsumo Remoto de Geração Distribuída, FURNAS estima reduzir em cerca de 40% os gastos anuais com energia elétrica no estado do RJ.

O objetivo da iniciativa é explorar a potencialidade das áreas adjacentes e espelhos dos reservatórios das hidrelétricas da empresa com a implementação de parques solares. Além de Anta, estão em construção usinas solares na UHE Itumbiara (MG/GO) e na Usina Termelétrica (UTE) de Campos (RJ). O projeto será ampliado para compensar toda a energia consumida por FURNAS em suas instalações.

A empresa também está fazendo estudos e medições solarimétricas para projetos de geração fotovoltaica em áreas contíguas às usinas de Batalha (MG/GO), Estreito (MG/SP), Marimbondo (MG/SP) e Corumbá I (GO). Quando em operação, as usinas solares de FURNAS terão uma potência instalada de 180 MWp. São projetos em áreas remanescentes dos empreendimentos e no espelho d´água dos reservatórios, para a venda de energia, seja no ambiente regulado, seja no mercado livre.

Além de não afetar o meio ambiente e aproveitar a absorção de calor no espelho d’água, no caso das flutuantes, a geração solar complementar, quando instalada em locais próximos às usinas existentes, aproveita a estrutura de transmissão já em operação, reduzindo custos. A iniciativa está em linha com os objetivos definidos no Planejamento Estratégico da empresa no sentido de viabilizar negócios que possuam sinergia com a infraestrutura existente.
 

Por: GCA.P