FURNAS alerta para o aumento dos casos de violência contra crianças e adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Por conta do isolamento social exigido pela pandemia de Covid-19, especialistas aconselham atenção redobrada com situações de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.

“A tensão familiar aumentada pelo isolamento e o distanciamento presencial da rede de proteção institucional de crianças e jovens, como Escolas e Conselhos Tutelares, tem propiciado o aumento de casos de violência relatados aos órgãos oficiais. Muitas vezes, crianças e adolescentes estão em confinamento com o próprio agressor”, explica Claudia Tenório, da Gerencia de Responsabilidade SocioCultural de FURNAS. A empresa é reconhecida como amiga da criança pela Fundação Abrinq e certificada pela Childhood Brasil como parceira na proteção de crianças e adolescentes.

A companhia divulga em suas redes sociais a campanha #PodeSerAbuso, da Fundação Abrinq. É importante saber reconhecer os sinais de que uma criança pode estar sendo vítima de abuso. Agressividade e irritação repentina, ou mesmo tristeza e falta de interesse em coisas que até então ela gostava de fazer podem servir de alerta, assim como transtornos alimentares, pesadelos, alterações no sono, hematomas e ferimentos.

A empresa também está realizando encontros virtuais com parceiros e beneficiários de projetos sociais para divulgar as iniciativas de proteção à criança e adolescentes. “Mais do que nunca é importante estar atento e denunciar situações suspeitas aos órgãos competentes pelo Disque 100, para que a criança ou adolescente tenha acesso à assistência médica e psicológica. Sua atitude pode ajudar a salvar a vida de uma criança” completa Claudia.
 

Por: GCA.P