FURNAS retoma as atividades de Concreto com Fibra junto à ABNT

Reuniões remotas ampliam qualidade das discussões

Publicado em:

FURNAS participou, nos dias 7 e 8 de maio, de reunião remota promovida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre a normalização do Concreto Reforçado com Fibras (CRF). A iniciativa está alinhada ao macroprocesso de P&D e Serviços Tecnológico da empresa, que tem como uma de suas atividades o acompanhamento dos comitês de normalização técnica nacional e internacional dos projetos de definições e padrões de projeto de engenharia.
 
Na ocasião, estiveram em pauta as atividades das seguintes comissões: Projeto de estruturas de CRF, Materiais não convencionais para reforço de estrutura de concreto e Controle da qualidade e ensaios em CRF, esta última coordenada por FURNAS e Universidade de São Paulo (USP).
 
Engenheira civil da Divisão Tecnológica em Engenharia Civil (DTEC.E), Daiane Cupertino coordena uma das comissões e aprovou o modelo de reunião remota. “Foi extremamente produtivo e deverá ser mantido mesmo após a pandemia. Anteriormente, o modelo remoto era feito por polos, cada cidade se reunia em um único local. Em São Paulo, sede da ABNT, as reuniões eram sempre presenciais, o que acabava prejudicando o acompanhamento das discussões pelos demais polos, dada as limitações de aparelhagem das salas. O novo modelo permitiu uma participação equivalente em número de participantes, com melhora substancial na qualidade das discussões”, avaliou Daiane.
 
Foram concluídos os trabalhos da comissão de Projetos de Estruturas de CRF, com votação para encaminhamento do texto para consulta nacional, uma das etapas que antecede a publicação das Normas ABNT.
 
Os trabalhos terão continuidade no mês de junho no modelo atual de reuniões remotas.

Por: GCA.P