Inova Furnas fará Demo-Day com votação online para seleção de projetos vencedores

Evento acontece na próxima sexta feira, 15/05 às 10hs

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Crédito: Divulgação


Na próxima sexta feira, 15/05 às 10hs, acontece a cerimônia final do último ciclo do Inova Furnas com a votação em tempo real por todo o público, e reconhecimento dos três projetos vencedores entre os seis finalistas. O evento será aberto ao público interno e os interessados podem participar pelo link https://bit.ly/3cxrhnK

“Todos tiveram muita garra, trouxeram resultados para FURNAS e por isso já são vencedores. Os três projetos mais votados receberão um cartão presente e os demais menções honrosas. Independente da colocação, qualquer um dos projetos poderá ser expandido. Essa decisão será baseada na entrega de valor e estratégia da empresa.” explica Thiago Peixoto, Coordenador do Inova Furnas.

Com o temática livre esse ciclo teve uma fase de Ideação, com a imersão dos participantes nas metodologias de Lean Startup, Design Thinking e Effectuation. Como resultado dessa fase foram geradas 80 ideias, defendidas na fase Mercado pelos próprios participantes em uma espécie de bolsa de valores interna. As 11 melhores propostas foram apresentadas para uma banca de especialistas internos na fase de Seleção, e seis propostas foram aprovadas. Os grupos então tiveram seis semanas para construir um protótipo que gerasse resultados, expressos em OKRs e KPIs, e pudesse ser escalado para a empresa, a fase Desenvolvimento.

Após esse período, os resultados foram apresentados para avaliação dos jurados, que selecionaram os seis projetos finalistas. São eles: 

Bancada para Teste de Relés – Adriel Silva
O time desenvolveu uma bancada piloto usando materiais disponíveis e outros cedidos pela Engenharia para fornecer aos técnicos de manutenção uma forma mais segura de efetuar testes e simulações em relés. Até então, os testes em relés eram feitos em rede energizada, o que trazia um risco, ainda que pequeno, para o colaborador e a operação. A escala do projeto consiste em padronizar os componentes e criar instruções em vídeo para que outras subestações possam montar suas bancadas.
 
CSC Serviços – Alex Norinho
A equipe buscou capacitação em inteligência artificial e criou um atendente virtual que permite a abertura de chamados de manutenção predial da usina de Furnas por WhatsApp, simplificando e enriquecendo a experiência de abertura de chamados no CSC. A escala do projeto permite abranger outras unidades regionais e expandir a aplicação para outros serviços prestados pelo CSC, elevando a produtividade e reduzindo custos.
 
PMOC – Alisson Pereira
O grupo PMOC conduziu uma pesquisa sobre a nova legislação sobre sistemas de climatização e conduziu benchmark com ferramentas de mercado para a elaboração de especificação para contratação de plataforma em nuvem para registro dos planos de manutenção dos sistemas de ar condicionado da empresa e outras informações relevantes nessa área. Sua escala reduz o risco de multas e previne doenças respiratórias.
 
Sobressalentes – Cidiney Slva
Com base no histórico de aquisição e uso de peças sobressalentes, o grupo identificou uma oportunidade de melhoria no processo de compra e registro do material no SAP. Analisando os dados históricos, criou um painel de inteligência de dados com um algoritmo que permite que os responsáveis pelos projetos de novos empreendimentos avaliem o custo e o risco na aquisição de sobressalentes. A escala do projeto pode aperfeiçoar o painel, divulgando seu uso em toda a empresa e permitindo ganhos de até 7% na Taxa Interna de Retorno (TIR) de empreendimentos.
 
Perdas Evitáveis – Flávio Cardoso
O grupo entrevistou vários colaboradores e criou uma metodologia que identifica etapas críticas para a geração de receita nos processos internos da empresa. A metodologia foi testada em workshops e os participantes identificaram gargalos nos processos e nas interfaces com outros, evitando perdas. O uso da metodologia pode ser replicado em outras gerências da empresa.
 
FLOW – Lucas Amaral
Em pesquisas com mais de 100 colaboradores, análise de soluções de mercado, benchmark com outros agentes e participação de mais de 10 gerências da empresa, o grupo FLOW identificou melhorias no processo de implantação de empreendimentos. Foram estabelecidos 50 requisitos para uma solução que pode permitir a redução de pagamento de Parcela Variável (PV) e aumento da Receita Anual Permitida (RAP). O grupo então definiu um planejamento para implementação de soluções tecnológicas que podem trazer maior eficiência e colaboração no trabalho de Engenharia, Construção e Operação.
 

Por: GCA.P