Reciclagem de lixo eletrônico mobiliza empregados de FURNAS

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS

 


Projeto Eco Eletro já coletou cerca de 1 tonelada de equipamento

Em apenas seis meses, o ponto de coleta do projeto Eco Eletro existente na sede de FURNAS, no Rio de Janeiro, possibilitou a reciclagem de quase uma tonelada de lixo eletrônico, evitando a contaminação do solo por metais pesados, redução da vida útil de aterros sanitários e danos à saúde da população.

A iniciativa que integra o Programa Coleta Seletiva Solidária recolheu 918 kg de equipamentos como telas de computador, teclados, cabos de energia, telefones celulares e impressoras pertencentes a colaboradores da empresa.

Os materiais foram destinados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), que tem licença ambiental específica para a manipulação desse tipo de rejeito. A instituição também é responsável pela reciclagem de óleo de cozinha coletado nas dependências da companhia.

Segundo a coordenadora do programa, Maristella Altomar Racero, a reciclagem de lixo eletrônico atendeu uma demanda dos próprios empregados. "Quando envolvemos uma cooperativa, as pessoas se interessam mais em colaborar com o programa. A participação é voluntária", afirma. 


Destino certo

A programadora visual Neila Martinho, da Gerência de Comunicação Social, é uma das usuárias frequentes do Eco Eletro. Ela já deixou na caixa de coleta do projeto aparelhos como modem, roteador de internet e telefones. "Acho muito bem-vinda esta iniciativa. É bom saber onde descartar o lixo eletrônico e ter certeza de que ele receberá o destino correto."

Instituído há cerca de dez anos, o Programa Coleta Seletiva Solidária recolhe, em média, 190 toneladas de resíduos por ano. Além do lixo eletrônico e óleo de cozinha, são coletados papel, plástico, vidro, metais e pilhas.

O programa engloba todas as unidades operacionais da empresa e, em algumas localidades, foi o ponto de partida para a estruturação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. "Para receber os rejeitos de FURNAS, elas precisaram se constituir formalmente", explica Maristella.

A coordenadora informa que o próximo passo do programa, provavelmente, será a coleta e reciclagem de pó de café e cápsulas de café expresso, também atendendo a demandas identificadas entre os funcionários da companhia. O Programa Coleta Coletiva Solidária é uma realização da Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS.

Confira aqui o folder do Eco Eletro.
 

Por: Leonardo Cunha