Biólogo destaca ações de FURNAS no Parque Estadual da Pedra Branca

Desde 2013 a empresa participa do Conselho Consultivo da unidade

Publicado em:


Durante a programação especial da semana do meio ambiente da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o biólogo de Geraldo Espínola, da Gerência de Licenciamento Ambiental, participou, na última segunda-feira (2), da live "Os limites da Representatividade e Participação Social em Tempos de Isolamento".

Espínola detalhou as ações da empresa no Parque Estadual da Pedra Branca, onde possui oito linhas de transmissão que atravessam a unidade de preservação e uma subestação, a de Jacarepaguá, em meio à sua Zona de Amortecimento.

Os empreendimentos da empresa foram construídos no início da década de 70, em data anterior à criação do Parque Estadual, em 1974, e, desde então, FURNAS e parque têm buscado conviver de forma harmoniosa.

"Desde 2013 atuamos no Conselho Consultivo da unidade e começamos a colaborar com o apoio institucional ao Projeto Natureza Doce. Em 2016, inauguramos juntamente com o parque o Circuito do Mel, ou Trilha do Mel, além um novo bromeliário, feito com ferragens de torres de transmissão", destacou o biólogo.

Em 2019, FURNAS adaptou um trecho da Trilha do Mel para atender pessoas com deficiência visual e, em 2020, continua a direcionar projetos de compensação florestal para a unidade.

Ao final de sua participação Espínola ressaltou a importância da atuação forte e participativa do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Pedra Branca e ratificou o apoio, compromisso e responsabilidade de FURNAS com o meio-ambiente.
 

Por: Fabio Lannes