FURNAS celebra a Semana do Meio Ambiente com debate sobre Biomas, Unidades de Conservação e Interface com a Sociedade

Evento virtual contou com a participação de representantes de instituições de preservação e proteção ambiental

Publicado em:


FURNAS promoveu nesta quinta-feira (04) a webinar “Biomas, Unidades de Conservação e Interfaces com a Sociedade”. O evento virtual foi realizado como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e contou com a participação do público externo, colaboradores e representantes de instituições de preservação e proteção ambiental.

“Há mais de dez anos que promovemos uma programação especial em relação à data, organizada pelo grupo “Boas Práticas”. Por conta da pandemia do Covid-19, chegamos a cogitar adiar o evento, mas com o apoio da tecnologia conseguimos, mais uma vez, promover o debate por meio de uma programação virtual bem ampla”, destacou Letícia Manna, Superintendente de Gestão Ambiental de FURNAS.

Durante a abertura do evento, a Superintendente falou sobre a atuação da empresa, que possui empreendimentos em áreas dos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e que direciona alguns projetos de compensação florestal para unidades de conservação federais, estaduais e municipais, de forma a contribuir para a conservação desses biomas. “Mais que entender a importância, FURNAS reconhece o seu papel de vanguarda na questão ambiental. Temos mostrado comprometimento com o tema sempre pensando no aperfeiçoamento contínuo no modo como executamos o nosso negócio. Neste momento de pandemia, por exemplo, estamos cada vez mais aliados aos órgãos ambientais. Tomamos medidas para evitar a circulação das equipes nas áreas de influência dos nossos empreendimentos, além disto, nossos programas ambientais atuais já incluem medidas socioambientais de conscientização da população, principalmente em relação às condições sanitárias”, reforçou.

O encontro foi mediado pelo biólogo de FURNAS, Geraldo Espínola, e contou também com a participação de Hermínio Leite Ferreira, Diretor da Associação Patrimônio Natural do Rio de Janeiro (APN/RJ) e gestor da RPPN Gotas Azuis, em Seropédica/RJ; José Volnei Bisognin, Diretor do Instituto Água e Terra do Paraná e Coordenador da Câmara Técnica de Manejo Florestal do Paraná; Ricardo Miranda, Gestor da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba – INEA/RJ; e Diogo Hernandes Rodrigues, Diretor do Parque Estadual da Serra do Mar – Fundação Florestal/SP.

Durante a webinar, os palestrantes apresentaram diferentes iniciativas bem sucedidas de preservação e recuperação ambiental. Os convidados debateram sobre a importância das Reservas Particulares de Proteção Natural – RPPNs, políticas ambientais, o desenvolvimento de iniciativas públicas voltadas para agilizar, simplificar e criar a segurança jurídica para o licenciamento ambiental, o trabalho de preservação e proteção de espécies ameaçadas de extinção e promoção do desenvolvimento sustentável.

Os especialistas responderam às perguntas que foram enviadas pelos espectadores e encerraram a participação ressaltando a importância da luta pela preservação e proteção do meio ambiente. Geraldo Espínola finalizou o encontro com a frase do biólogo norte-americano Edward Wilson, “nenhuma circunstância justifica destruir o legado natural da terra”. 
 

Por: André Sant'Anna