Equipes de manutenção de FURNAS trazem autotransformador da Subestação Ivaiporã de volta ao sistema

Equipamento faz parte do sistema de transmissão de Itaipu

Publicado em:
Crédito: Credito Fabiano Donizetti


Equipes de FURNAS trabalharam incessantemente para o retorno ao sistema do autotransformador AT02 fase C da Subestação Ivaiporã (PR), que estava fora de operação desde abril, quando foi constatada alteração de temperatura na bucha de 69kV. Para sanar o problema, a Geração de Produção Paraná acionou várias frentes de trabalho, envolvendo as divisões de Manutenção Eletromecânica e Eletroeletrônica, além do apoio da Engenharia de Manutenção.

A bucha defeituosa foi enviada para reparo em empresa especializada e contou com ensaios realizados pela Gerência de Ensaios e Medições da empresa, antes de sua montagem para retorno à operação. Também foi realizado o tratamento de óleo para completar o processo de restauração da disponibilidade do ativo.

No dia 14 de junho, foi efetuado o retorno da fase C do AT 02 à operação. “Todo o processo exigiu muito planejamento e trabalho conjunto das diversas especialidades das equipes de manutenção de FURNAS. O trabalho foi concluído com sucesso graças ao empenho, colaboração e comprometimento de todos, principalmente por conta das dificuldades impostas pela pandemia de coronavirus. A esses guerreiros que deixam a segurança de suas casas para garantir a segurança do sistema elétrico brasileiro, nosso muito obrigado”, afirma o gerente de Produção Paraná, Fabio Valentim Dias.

O Sistema de Transmissão de FURNAS que escoa a energia de Itaipu é composto por cinco linhas de transmissão, que cruzam 900 km desde o Estado do Paraná até São Paulo, transmitindo 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano, ou seja, 17% da energia consumida pelo Brasil. Este sistema possui três linhas em corrente alternada 750 kV e duas linhas em corrente contínua ± 600 kV, necessárias para contornar o problema de diferentes frequências utilizadas por Brasil e Paraguai. 
 

Por: Fernanda Pontual