Plataforma conecta startups de toda a América Latina a inovadores de FURNAS

Em iniciativa inédita, startups podem conhecer os seis projetos do Inova Furnas e oferecer suas soluções até 16/08

Publicado em:


FURNAS está abrindo a oportunidade para startups atuarem como parceiras comerciais na expansão em escala nacional dos projetos do Inova Furnas, uma das iniciativas de inovação aberta da empresa. As startups interessadas podem se inscrever até dia 16/08 pela plataforma Innovation Latam no endereço www.innovationawardslatam.com/challenges.

“Estamos experimentando divulgar para as startups os projetos internos de inovação, que já estão em andamento. Para isso estamos contando com a ajuda da Innovation Latam, plataforma de inovação aberta com impacto em mais de 22.000 startups em toda a América Latina”, destaca Thiago Guimarães Peixoto, líder do Inova Furnas.

Por meio da plataforma Innovation Latam, as startups qualificadas no programa terão a possibilidade de realizar negócios com FURNAS, receber insights de engenheiros e especialistas no setor de energia, além de ganhar visibilidade dentro do ecossistema de inovação.

As Startups podem aplicar suas soluções em cada um dos seis projetos do Inova Furnas, cujos temas são:

  1. Fabricação enxuta e industrialização de equipamentos;
  2. Integração de chatbots com sistemas internos em canal único;
  3. Manutenção de sistemas de climatização e monitoramento da qualidade do ar;  
  4. Inteligência Artificial para gestão compras e estoques de componentes sobressalentes;
  5. Aprendizagem corporativa na cadeia de valor;
  6. Tramitação de documentação técnica de engenharia em acompanhamento de obras. 

“Não queremos reinventar a roda. A divulgação dos projetos ajudará os líderes do Inova Furnas a encontrar startups que possuam soluções já prontas ou que possam ser adaptadas. Isso pode acelerar a etapa de escala, isto é, a implantação em todo o Brasil, mas caso não exista uma solução pronta, sinaliza que podemos explorar essa oportunidade com um novo produto”, explica Peixoto. 

Além desta iniciativa, FURNAS promoveu em abril, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RJ), um Edital de Inovação Aberta para Startups, com foco soluções que apoiassem a área de operação da empresa no enfrentamento do COVID-19.


Inova Furnas

O Inova Furnas é o programa interno de âmbito nacional para incentivo à inovação que vem sendo realizado desde 2016. O último ciclo do programa, concluído em maio, teve tema aberto e reuniu 84 ideias, defendidas pelos próprios participantes em uma seleção interna. As 11 melhores propostas foram apresentadas para uma banca de executivos e seis propostas foram aprovadas. Os grupos então tiveram seis semanas para construir um protótipo que gerasse resultados e pudesse em seguida ser “escalado”, ou seja, expandido para toda a empresa.

O projeto Bancada de Testes para Relés, do colaborador Adriel Silva, da Divisão de Manutenção de Linhas de Transmissão de Foz de Iguaçu, foi o grande vencedor. O projeto veio atender à necessidade dos operadores de realizar testes e simulações de forma ainda mais segura.

“Desenvolvemos uma bancada de testes de relés digitais de sistemas elétricos de potência, aproveitando relés desativados de outros painéis. A bancada já está em uso e permite a simulação e reprodução de falha no sistema, proporcionando maior segurança nos testes, na realização de ensaios nos relés quando da troca, melhor ajuste e implementação de novas lógicas, além de treinamento de funcionários tanto da operação quanto da manutenção”, explicou Adriel Silva, líder do projeto.

“O objetivo do Inova Furnas é transformar projetos em produtos que possam ser comercializados, mas existe um ganho intangível muito maior que qualquer receita extra: a evolução da forma de pensar dos nossos colaboradores”, complementou o Superintendente de Gestão do Capital Humano de FURNAS, Ricardo Marques.
 

Por: GCA.P