FURNAS apoia a Semana Mundial de Aleitamento

Em 2020, a Semana Mundial se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente

Publicado em:


A Semana Mundial de Aleitamento, de 1 a 7 de agosto, é considerada uma forte ferramenta de promoção do aleitamento, uma vez que é celebrada anualmente em mais de 120 países. Atualmente, essa comemoração é conhecida como #AgostoDourado.

A Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA, no inglês) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana. Em 2020, a Semana Mundial se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento para a saúde do planeta e de todos os seres vivos.

A escolha de relacionar meio-ambiente e aleitamento está baseada mais uma vez na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) do qual FURNAS é signatária.

De acordo com material produzido pela WABA, padrões de produção e consumo sustentáveis protegerão nossos recursos naturais, nosso meio ambiente e ajudarão a mitigar as mudanças climáticas. A amamentação contribui positivamente para a saúde do planeta de várias maneiras - é uma prática sustentável, ecológica e boa para a saúde humana. Por este motivo, estratégias para proteger, promover e apoiar a amamentação precisam ser divulgadas, implementadas e monitoradas.

A pandemia de COVID-19 é outra emergência que deixa famílias com crianças em uma posição extremamente vulnerável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a manutenção da amamentação com precauções higiênicas necessárias, pois estudos comprovam que o coronavírus não é transmitido pelo leite materno para o bebê. Em qualquer emergência, é necessário avaliar e agir para proteger e apoiar as necessidades nutricionais e cuidar de bebês e crianças amamentadas e não amamentadas.

Acesse aqui o folder informativo sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020.

 

 

Por: GCA.P