FURNAS atualiza o Sistema de Informações Geoespaciais de seus ativos

Publicado em:


A Diretoria de Engenharia de FURNAS, por intermédio da Assessoria de Gestão Administrativa de Contratos e Arquivo Técnico (AGC.E), concluiu este mês a primeira fase de atualização do Sistema de Informações Geoespaciais dos Ativos de FURNAS – GISFURNAS, projeto responsável pela migração das informações existentes no sistema legado e da base tecnológica para a plataforma Esri ArcGIS. Os ajustes para a segunda fase começarão em março e prevê a inclusão de novas funcionalidades e informações sugeridas pelas áreas de engenharia e operação.

A iniciativa visa a gestão geoespacial dos ativos da companhia, possibilitando a inserção, armazenamento, análise das informações e apoiando processos de engenharia como a manutenção e operação, gestão fundiária e ambiental, estudos de expansão ou intervenção nos ativos existentes. O sistema é capaz de apoiar não somente as demandas das áreas de FURNAS como também das demais empresas do setor elétrico e de órgãos do governo.

A plataforma ESRI ArcGIS é utilizada para criação, transformação, publicação e disponibilização de dados e informações georeferenciadas, associadas a uma coordenada espacial. O projeto  desenvolvido em parceria com a Imagem, empresa líder em soluções de inteligência geográfica com sede em São José dos Campos (SP), tem um prazo de três anos.

Outra importante melhoria proporcionada pela plataforma, é a implantação do módulo dos Diagramas Unifilares de Operação que apresenta uma nova maneira de publicação e consulta ao acervo de FURNAS. Os Diagramas Unifilares de Operação são representações gráficas dos equipamentos, sistemas e circuitos de funcionamento das subestações.

Vantagens da nova plataforma: A Esri ArcGIS é adotada pela maioria das empresas do setor elétrico, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema (ONS). Ela facilita o intercâmbio de informações dos ativos de transmissão e geração, possibilita a integração com outros ambientes como, por exemplo, o SAP e ainda oferece uma ampla gama de funcionalidades relativas ao georeferenciamento.   

Investimento: O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 3,1 milhões, compreendendo aquisição de licenças da plataforma e de serviços de consultoria especializada. O Sistema de Informações Geoespaciais dos Ativos de FURNAS apoia os principais processos de engenharia como estudos para novos empreendimentos ou intervenções nos ativos existentes, construção de novos ativos, gestão fundiária e ambiental, operação e manutenção e o intercâmbio de informações com Aneel e ONS.
 

Por: Magda Nunes Rocha