Novo Data Center de FURNAS aumenta eficiência e segurança na área de TI

A implantação do serviço aumentará a capacidade e simplificará a gestão da infraestrutura de TI para os serviços da Rede Corporativa

Publicado em:


Em plena fase de implantação, o projeto de Hosting do novo Data Center de FURNAS chega para modernizar a infraestrutura atual de TI da empresa. Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação, o projeto vai permitir o aumento da capacidade de processamento e armazenamento, disponibilidade da infraestrutura física dos serviços, duplicação total dos dados e infraestrutura redundante de servidores em um Data Center secundário – para contingência em caso de indisponibilidade do site principal. 

O projeto está na fase de cópia dos servidores de FURNAS para o novo Data Center contratado e atende a meta de desocupação total do Escritório Central. Na última quinta-feira, dia 29/7, foi realizada vistoria técnica às dependências do provedor, onde estão instalados os novos servidores.

“O principal desafio desta iniciativa foi elaborar um Termo de Referência que selecionasse, por meio de pregão eletrônico, um provedor com os requisitos de segurança e de disponibilidade compatíveis com o porte de FURNAS dentro das melhores condições de custos praticados no mercado”, explica o gerente de Arquitetura e Segurança de Tecnologia da Informação, Clayton Mendonça de Oliveira. 

Segundo o gerente, o trabalho também contou com a participação de especialistas da Divisão de Desenvolvimento de Soluções e Infraestrutura Operacional de TI, que colaboraram na especificação de uma infraestrutura tecnológica de ponta com toda segurança física e lógica necessária para os sistemas de informação da empresa. O projeto ainda prevê redução de custos durante sua implantação e operação a longo prazo.

“Não faremos aquisição de novos equipamentos para a atualização de toda a infraestrutura atual que está próxima de ficar obsoleta, e ainda vamos eliminar gastos com a manutenção e com o consumo de energia dos equipamentos de TI e dos sistemas de climatização e de prevenção de incêndio do Data Center, além de despesas com contratos de manutenção e suporte de software da infraestrutura atual”, complementa. 
 

Por: GCA.P