FURNAS usa Bioengenharia para recuperar áreas no entorno da Usina de Funil

A área recuperada equivale a 35 campos de futebol

Publicado em:
Crédito: Divulgação


O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) conduzido por FURNAS no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Funil, situada no município de Itatiaia/RJ, encontra-se na sua etapa final. Foram adotadas as mais avançadas técnicas de Bioengenharia, diminuindo consideravelmente a movimentação de solo, o que poderia provocar novos impactos ambientais.

“Adotamos a metodologia de corte/aterro e instalação de biomantas e outros dispositivos, o que descartou a necessidade da utilização de bota-fora. Foram instalados mais de 500 mil m de retentores orgânicos, 25 mil m de paliçadas, 235 mil m² de biomantas e 8.500 m³ de diques em rocha. A área recuperada equivale a 35 campos de futebol”, informou Pedro Macêdo Jr., gerente de Implantação de Empreendimentos de Geração de FURNAS.

As obras reafirmam o compromisso socioambiental de FURNAS no sentido de contribuir para um meio ambiente equilibrado e para o desenvolvimento social da população que vive no entorno de seus empreendimentos.

Os serviços de contenção de erosões/voçorocas e revegetação estão inseridos no Projeto Básico Ambiental – PBA da Usina, no âmbito da Licença de Operação nº 1.079/2012, obtida por FURNAS junto ao IBAMA em junho de 2012. As obras, iniciadas em janeiro de 2019, contam com um investimento de aproximadamente 20 milhões de reais.
 

Por: Fernanda Pontual