Pauta do combate à violência contra a mulher permeia ações sociais de FURNAS

Lei Maria da Penha completa 14 anos

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Lei n.11.340/2006 (Lei Maria da Penha) completou 14 anos de sancionada, no dia 7 de agosto. O texto, que determina que violência doméstica e familiar consiste em qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, foi um avanço da sociedade brasileira, encorajando a denúncia de casos de violência contra a mulher.

FURNAS busca apoiar ações de engajamento em relação à questão do combate a violência doméstica, atuando em acordo com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata essa pauta no ODS 5 - Igualdade de Gênero, que busca a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

As Orientações a partir da Lei Maria da Penha também são abordadas nos Projetos Sociais apoiados por FURNAS. Em 2020, a empresa incluiu matérias sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação no conteúdo programático do Curso Cuidador que promove. Foram abertas 500 vagas em 2020.

Com o objetivo de fortalecer a resposta para o enfrentamento à violência de gênero contra meninas e mulheres durante a Pandemia de Covid-19, a ONU Mulheres elaborou o documento "Diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero contra meninas e mulheres em tempos da pandemia da Covid-19" com orientações e recomendações práticas para auxiliar na reorganização do atendimento remoto e presencial e garantir o acesso das mulheres às medidas cabíveis às situações de violência que estejam vivenciando.

Clique aqui para testar seus conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha.
 

Por: Fabio Lannes