FURNAS energiza 5º Banco de Autotransformadores na Subestação Vitória

Ampliação da Subestação aumenta a capacidade de entrega de energia para o Espírito Santo

Publicado em:
Visão do novo banco de transformadores instalado / Crédito: Arquivo FURNAS


Foi energizado neste domingo, 16/8, o  5º Banco de Autotransformadores de 345 / 138 kV da Subestação Vitória, no Espírito Santo. O banco tem potência de 400 MVA, sendo composto por três fases e uma reserva. O investimento total do empreendimento, calculado em R$ 35 milhões, amplia a capacidade de transformação e entrega da energia para a concessionária local, com melhor atendimento ao estado, sobretudo na região metropolitana da Grande Vitória. 

A expansão da Subestação Vitória atende uma Resolução Autorizativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nº 6.189/2017 (alterada pela Resolução Autorizativa Nº 6.513/2017) e proporcionará à FURNAS somar em seu portfólio uma Receita Anual de R$ 7.210.078,15 (base junho de 2016).

Além da implantação desse banco de autotransformadores, a ampliação compreende adequação do barramento 345 kV e uma linha de interligação 138kV com a SE Pitanga, da EDP, que trazem como benefício o atendimento à crescente demanda de energia elétrica. “Estamos aumentando a capacidade instalada da subestação em 44%, elevando de 900MVA para 1300MVA”, afirma o Gerente de Produção de FURNAS em Vitória, Anderson Prado Azevedo. 

“A seriedade e o comprometimento de toda a equipe, bem como a sinergia entre os diversos órgãos da Diretoria de Engenharia, da Diretoria de Operação e Manutenção e a área de saúde nas ações de prevenção ao Covid-19 foram essenciais para o sucesso desse empreendimento” complementa Prado.

A energização foi feita dentro prazo previsto e a obra continuou sem parar mesmo durante o período de pandemia. “Tivemos que fazer diversas alterações desde março deste ano, como reduzir equipes e seguir os criteriosos protocolos de prevenção e segurança da empresa, mas conseguimos realizar a energização dentro do cronograma”, complementa o Gerente de Implantação de FURNAS, Luciano Roberto Barbosa. 

De acordo com o Gerente de Obras do Sudeste de FURNAS, Adriano Marco Pereira, a obra empregou 70 colaboradores, com um total de 130 trabalhadores, entre terceirizados e funcionários da empresa. “Tivemos ao longo de treze meses as obras civis e montagem eletromecânica, e mesmo durante a pandemia, conseguimos superar as adversidades e entregar esse empreendimento que vai reforçar a entrega de energia para o estado do Espírito Santo”, finaliza o gerente.

O empreendimento foi coordenado pela Superintendência de Empreendimentos de Transmissão e contou com o envolvimento integrado entre as áreas de Operação, Engenharias, Ambiental, Gestão de projetos e Segurança e Saúde de FURNAS.
 

Por: Marcos Paulo