Presidente de FURNAS debate inovação no Hacking Rio 2020

Pedro Brito participou do painel onde foi anunciada a escolha do projeto do Rio de Janeiro, apoiado por FURNAS, pelo programa MIT REAP

Publicado em:
Crédito: Divulgação


O diretor de Administração e presidente interino de FURNAS, Pedro Brito, participou nesta quinta-feira (20) do painel "Ecossistemas de Inovação", dentro da programação do Hacking Rio 2020. O evento é uma maratona de programação para buscar soluções para os desafios do mercado e da sociedade por meio da tecnologia. 

A abertura do debate online foi feita por Travis Hunter, diretor do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional (REAP) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele anunciou a escolha do projeto do Rio de Janeiro, apoiado por FURNAS, para o MIT REAP. "Parabéns para todos envolvidos, estou ansioso para ver o que o time brasileiro poderá fazer pelo ecossistema para impulsionar, ainda mais, a inovação e o empreendorismo no Rio de Janeiro", destacou. Essa é a primeira vez que um projeto brasileiro é selecionado, após sete ciclos bianuais do programa.

Durante sua participação, Pedro Brito falou do apoio de FURNAS ao projeto de inovação em energia e sustentabilidade do Rio de Janeiro. "Já temos um programa de inovação, com grande potencial de expansão e crescimento. Entendemos que precisamos amplificar nossas ações e nada melhor que um ecossistema de empreendorismo, que é um ambiente de evolução, criação, de troca e cooperação. Por meio da cooperação das empresas e todos os atores envolvidos, vamos conseguir colocar o Rio de Janeiro e o Brasil no topo do ranking mundial de inovação e empreendedorismo", ressaltou.

O encontro foi mediado por Andre Miceli, diretor executivo da Infobase e coordenador acadêmico na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e também contou com a participação de Romildo Toledo, diretor da Coppe/UFRJ; Juliano Dantas, gerente Executivo do Cenpes/Petrobras; Lindália Junqueira, CEO e fundadora da Hacking Rio; Moisés Sirwiski, sócio da MSW Capital; Hudson Mendonça, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica da Coppe; e do deputado federal Paulo Ganime.

O presidente de FURNAS falou, ainda, sobre a evolução do setor de energia. "Apesar de ter um marco regulatório relativamente novo, o setor já passou e passa por várias transformações. A gente tem uma das matrizes mais limpas, com potencial enorme e com muitos desafios do ponto de vista tecnológico, de capital, de regulação. Precisamos passar por essa transição e nada como um ecossistema com o olhar do mercado, do estado, da academia e das empresas para fazer isso tudo acontecer", concluiu.

O projeto de inovação e empreendedorismo apoiado por FURNAS é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS) da Coppe/UFRJ, que tem o objetivo de estimular a criação e o desenvolvimento de startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade e, com isso, transformar o Rio de Janeiro no "Vale do Silício" destas áreas, por meio da aplicação da metodologia do MIT REAP aos atores e contexto locais.
 

Por: André Sant'anna