Engenheira de FURNAS defende dissertação de mestrado sobre análise de potencial eólico em túnel de vento

Estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás

Publicado em:
Túnel de vento – Aparecida de Goiânia (GO) / Crédito: Arquivo FURNAS


A engenheira de FURNAS Flávia de Melo Ribeiro Cardoso defendeu dissertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás sobre análise de potencial eólico utilizando túnel de vento da empresa, localizado nas dependências da Gerência de Serviços Tecnológicos (GST.E), em Aparecida de Goiânia (GO). O objetivo foi garantir a precisão das informações obtidas durante os experimentos de laboratório voltados para a geração de energia eólica. A pesquisa está relacionada com as atividades do Projeto P&D da ANEEL Otimização.

“Tivemos resultados muito bons, representados por uma intensidade turbulenta dentro de padrões internacionais para esse tipo de equipamento (de circuito aberto, subsônico, sugador e câmara de testes fechada)”, explicou Flávia Cardoso.

A instalação permite estudar os efeitos do vento em qualquer objeto que seja colocado dentro do equipamento. No caso do terreno foi feito um mapeamento digital da região com dados da velocidade mapeados através de um sodar – instrumento meteorológico capaz de medir a velocidade de vento em diversas camadas acima do solo - também adquirido por Furnas, por um período de um ano.

Em seguida é feito um modelo reduzido 3D do terreno em MDF, utilizando CNC (tipo de torno) digital e utilizando os dados de velocidade captados pelo sodar. Com esse modelo, faz-se a previsão dos ventos em toda a região de estudo.

Extrapolando os dados do modelo para dados reais, é possível obter uma análise de vários pontos, traçando os perfis de vento e com isso realizando a previsão do potencial eólico da região.

No primeiro momento, estudou-se a intensidade turbulenta do escoamento além de investigação de camada limite da câmara de testes do túnel, para ensaios de terrenos. A ideia é conhecer o recurso eólico nas regiões propícias a essa modalidade de geração, e, principalmente, avaliar o potencial eólico em áreas de propriedade da empresa em torno das suas usinas hidrelétricas. Assim seria possível aproveitar o sistema de distribuição já existente, aumentando a geração a um baixo custo.


Túnel de vento

Túnel de vento é um equipamento utilizado para estudar aerodinâmica, cuja principal função é fornecer um escoamento de ar com alta qualidade na sua seção de ensaios. Nele, podem ser estudados os efeitos do escoamento do ar ao redor de vários modelos aerodinâmicos ou não-aerodinâmicos (aerofólios, corpos rombudos, torres anemométricas, modelos reduzidos de estruturas civis e outros).

Com cerca de 27 metros de comprimento, o túnel de vento de FURNAS foi inaugurado em 2018 e conta com três partes principais: coletor, onde o fluxo de ar entra e é estabilizado; câmara de ensaios, em que são realizados os experimentos; e difusor, onde o fluxo de ar é dispensado. O motor do ventilador é de 250 CV e 900 RPM.
 

Por: Marcos Paulo