Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Participe da quarta edição do Webinário Cogemmev

Publicado em:


No próximo dia 3 de setembro, acontece a quarta edição do Webinário Cogemmev, dessa vez com o tema Empresas e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O bate-papo vai acontecer pela plataforma Teams a partir das 15h.

O evento integra uma série de sete painéis virtuais idealizados pelo Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev), que reúne 27 instituições, entidades e empresas públicas. A série de webinários surge da necessidade de fortalecer as discussões sobre novas formas de gestão estratégica e de pessoas. O IV Painel Interativo vai abordar as principais questões relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes e as ações realizadas pelas empresas para mitigar as violações que atingem os segmentos infanto-juvenis.

O debate terá a participação de dois especialistas no tema: Claudia Regina Tenório Monteiro, de Furnas, e Vinícius Ortiz, de Itaipu Binacional, empresas vinculadas ao Cogemmev. Até o momento, foram tratados diversos temas, como diversidade com foco em gênero e raça, engajamento de homens e mulheres no contexto doméstico e do trabalho, e o avanço das mulheres na indústria de mineração brasileira.

Para Márcia Figueiredo, coordenadora-geral do Cogemmev, os eventos têm contribuído para fortalecer as discussões sobre os novos desafios do mundo corporativo e para a sustentabilidade dos seus negócios.


Desenvolvimento sustentável

As empresas dos setores eletroenergético e mineral têm realizado investimentos em projetos para as comunidades, em parceria com organizações da sociedade civil, que preconizam o respeito aos direitos humanos na busca do alinhamento às orientações internacionais de responsabilidade social, como os princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ambos das Nações Unidas, e no atendimento às exigências de metodologias de mercado e índices de sustentabilidade empresarial (ISE-B3, Dow Jones, GRI). "Nesse sentido, pensar em boas práticas de direitos humanos significa investir em projetos sociais que contemplem também os direitos de crianças e adolescentes", afirma Márcia. Até dezembro de 2020, sempre na primeira quinta-feira do mês, estão agendados eventos virtuais pelo Cogemmev.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cogemmev@mme.gov.br.
 


Agenda

Webinário Cogemmev: Empresas e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Quinta-feira, dia 3 de setembro

Das 15h às 16h30.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.
 

Por: GCA.P