FURNAS firma parceria para criação de museu virtual e permanente para preservar a memória da empresa

Entre os itens do acervo que ocuparão lugar de destaque estará a réplica da torre de transmissão que ficava em frente à antiga sede

Publicado em:
Ícone da história de FURNAS, torre da antiga sede iluminada para campanha Outubro Rosa. / Crédito: Arquivo FURNAS


Como parte das ações para a desenvolvimento da Memória FURNAS, a empresa firmou importante parceria com o Museu da Pessoa. O objetivo é a criação de um museu virtual, além de um espaço permanente, que irá preservar  as memórias e história da Companhia. Entre os itens do acervo, que ocuparão lugar de destaque, estará a réplica da torre de transmissão, um dos símbolos da empresa, que ficava em frente à antiga sede na rua Real Grandeza, fotos e documentos históricos.

Além do Museu da Pessoa, FURNAS também terá  parceria com a Memória da Eletricidade que irá organizar todo acervo e preservação do patrimônio documental da empresa. Os empregados terão oportunidades de participar de cursos de educação patrimonial e workshops para definição conjunta de sentidos da memória e narrativas. Com a mudança de sede, parte do acervo da empresa foi catalogado, como as esculturas do antigo Escritório Central em Botafogo que estarão entre as peças que vão compor o Museu permanente que será criado no Mirante da Usina de Furnas, em São José da Barra (MG), considerado um dos locais mais importantes para a história da empresa, por ter sido lá onde tudo começou.

“Com o nosso museu virtual e o espaço permanente na Usina de Furnas, conseguiremos preservar itens que não serão levados para a nova sede, mas são muito importantes para a nossa história, a exemplo da réplica da torre de transmissão que ficava em frente à antiga sede. Assim vamos mostrar para as atuais e futuras gerações, registros que ilustram alguns marcos dos nossos 63 anos”, destaca Ana Claudia Gesteira, Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de FURNAS e Curadora da Memória de Furnas.

O acervo contará com documentos, fotos, vídeos, áudios, relatos, depoimentos, equipamentos, objetos, mobiliário e obras de arte com elevado valor material e histórico. Na versão virtual, os visitantes poderão conhecer as instalações da empresa, como a galeria dos presidentes e espaços importantes para o funcionamento de uma usina hidrelétrica, como os centros de controle e operação e salas onde ficam as turbinas hidráulicas.
 

Por: GCA.P