Atuação de FURNAS na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes é destaque em evento online

Webinar foi promovido pelo Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas

Publicado em:


A atuação de FURNAS na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foi destaque em evento realizado nesta quinta-feira (3), durante a quarta edição do ‘Webinário Cogemmev’. O evento integra uma uma série de painéis virtuais idealizados pelo Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmeve), que reúne 19 instituições, entidades e empresas públicas. O objetivo foi refletir sobre as principais orientações que definem a tomada de decisões das empresas do setor de energia nas ações voltadas ao segmento infanto-juvenil, alem da apresentação de exemplos bem sucedidos de ações já realizadas.

O debate contou com a participação de dois especialistas no tema: Claudia Tenório, assistente social de FURNAS e Doutoranda em Serviço Social pela PUC/RIO, e Vinícius Ortiz, da Itaipu Binacional e Mestre em Ciências Sociais pela UNESP. A mediação foi feita por Marcia Alves de Figueiredo Coordenadora-Geral do Cogemmeve e Chefe de Divisão do Ministério de Minas e Energia.

Claudia Tenorio falou da importância das empresas estabelecerem o diálogo sobre Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, independente de quais sejam as suas áreas de atuação. “As empresas podem trazer para as suas realidades o respeito ao Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes mesmo não fazendo parte do seu negócio. É uma questão ética e necessária. É preciso pensar e agir como indutor de ações em seus territórios de atuação, de forma que possam atingir a sociedade civil, as instituições vinculadas ao poder público, as intituições privadas e constituir para si positividade dentro de indicadores que vão trazer diferencial eagregar valor para o seu negócio”, destacou a assistente social de FURNAS.  

Entre as ações bem sucedidas na promoção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foi apresentado o trabalho de FURNAS com o programa “Na Mão Certa”, que visa incentivar empresas a mobilizar diferentes parceiros  para o enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A iniciativa é coordenada pela Childhood Brasil, fundada em 1999 como o braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada pela rainha Sílvia, da Suécia. Desde 2009, FURNAS é uma empresas participantes do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, recebendo certificações anuais decorrentes das suas iniciativas.

“Em FURNAS buscamos sempre atuar de forma ampla, inclusive apoiando projetos e iniciativas que são realizadas próximos aos empreendimentos da empresa.  Entre elas destaco o programa ‘Raízes Locais’ desenvolvido na comunidade de Santa Tereza, em Belford Roxo, onde desenvolvemos atividades como oficinas teatrais que contribuiram para promover o debate de temas como direitos humanos, o que é ser mulher e violência sexual”, ressaltou Cláudia.
 

Por: André Sant'anna