FURNAS conclui rede elétrica para iluminação da estação ferroviária de Simplício (MG)

Edifício histórico foi restaurado pela empresa

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


FURNAS concluiu a extensão da rede elétrica até a antiga estação ferroviária de Simplício. Com isso, o sistema de iluminação do edifício pode ser acionado. Localizada em Além Paraíba, na Zona da Mata mineira, a recuperação do bem histórico é uma obra de FURNAS, como forma de compensação ao município em virtude da construção do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício - Queda única.

“Com a conclusão da rede elétrica rural até a estação, coube à Prefeitura de Além Paraíba solicitar a instalação de padrão de energia à concessionária local, permitindo assim que o sistema de iluminação da estação fosse ligado”, explica o engenheiro civil da Gerência de Implantação de Empreendimentos de FURNAS, Wender Lessa.

O valor investido na restauração do imóvel foi de aproximadamente R$ 1,7 milhões. FURNAS construiu ainda a Ponte de Acesso à UHE Simplício, que indiretamente beneficiou a população de Além Paraíba com um acesso mais fácil à Estação Simplício

A Prefeitura é responsável pela administração e manutenção da estação, que é considerada um importante patrimônio histórico e cultural do município. Localizada no eixo da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, o imóvel preserva seu conjunto arquitetônico original, edificado em pedra com influências da arquitetura neoclássica. A obra foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Zona da Mata e o Sul de Minas tiveram grande importância econômica na época do  Império brasileiro na segunda metade do século XIX e início do século XX. A região foi uma das principais áreas produtoras e exportadoras de café, tendo sido responsável por cerca de 70% da produção mineira no século XIX. A força da economia mineira chegou a reunir aproximadamente 25% do total nacional de mão de obra em 1872.
 

Por: Andre Sant´Anna