FURNAS e Cepel avaliam geradores elétricos da Usina de Furnas

Publicado em:
Crédito: Fábio Henrique Piconez
Técnicos de FURNAS e Cepel na Usina de Furnas

 

As equipes da Gerência de Equipamentos Rotativos e Sistemas Auxiliares (GER.O) e da Gerência de Centro Técnico de Ensaios e Suporte a Manutenção (GES.O) de FURNAS, em conjunto com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), realizaram a medição de descargas parciais na Usina de FURNAS (MG) para analisar o estado dos geradores. Descargas parciais são aquelas que ocorrem no isolamento elétrico do gerador e sua medição pode auxiliar na manutenção e prevenção de falhas (curto-circuito).

O diagnóstico, feito a partir da análise de descargas parciais no isolamento estatórico (isolamento dos condutores do gerador no qual o termo estatórico refere-se ao local onde é produzida a corrente elétrica, o estator, ou enrolamento do estator) das máquinas, auxilia na determinação da vida útil, na previsão de possíveis falhas e na manutenção preditiva.

De acordo com o pesquisador do Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos do Cepel, Hélio Amorim, “com base no diagnóstico das unidades geradoras (UGs), a equipe de FURNAS poderá planejar ações com maior antecedência, atuando preventivamente na manutenção destes importantes ativos para a empresa e para o Sistema Elétrico Nacional”.

Durante a inspeção, sete das UGs da usina foram submetidas à análise através do IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais), sistema desenvolvido pelo Cepel.]

Usina de Furnas - Localizada no rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais, a hidrelétrica foi a primeira do Sistema Furnas, possuindo oito UGs, com capacidade total de 1.216 MW. A Usina de Furnas, além de constituir um marco de instalação de grandes hidrelétricas no Brasil, possibilitou a regularização do rio Grande e a construção subsequente de mais oito usinas.
 

Por: Eleonora Brazão