Quarta usina solar fotovoltaica de FURNAS deve operar ainda este ano

Segundo o superintendente Rodrigo Calixto, empreendimento será instalado na área da termelétrica de Campos

Publicado em:
Crédito: Divulgação


A quarta usina solar fotovoltaica (UFV) de FURNAS deve entrar em operação ainda este ano. A afirmação foi feita por Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração da empresa, durante webinar realizado na tarde desta quarta-feira (07/10). O empreendimento tem potência fotovoltaica de 500 kWp e potência nominal mínima de 440 kW, e está sendo construído na área da usina termelétrica de Campos, no município de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro.

“Quando a gente olha para o cenário nacional, nos próximos dez anos, estão previstos 17 mil MWs de energia fotovoltaica em geração distribuída e centralizada. A empresa, até dois anos atrás, não fazia parte desse mercado. Hoje temos três usinas em operação e mais uma começa a operar até o final do ano, em Campos”, destacou o superintendente na abertura do webinar Estudos em Empreendimentos de Geração Solar Fotovoltaica – Tendências e Desafios. Além de Campos, as plantas fotovoltaicas de FURNAS estão localizadas em áreas das hidrelétricas de Anta (3) e Itumbiara (1), sendo que esta última deve começar a operar no início de 2021.

O webinar teve apresentações sobre projetos de FURNAS em andamento e horizontes ainda a serem explorados: Situação e Perspectivas Futuras, por Eduardo Cantarino, engenheiro eletricista de FURNAS; Desenvolvimento de Coletor Termosolar do tipo Calha Cilindro-Parabólica, por Moacir Andrade, engenheiro civil de FURNAS; e Resultados Preliminares da Avaliação de Tecnologias e Condições para Utilização de Plantas Fotovoltaicas Flutuantes em Larga Escala, por Diogo da Silva, sócio da BASE Energia Sustentável, parceira da empresa em projeto de P&D.

A gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de FURNAS, Luciana Iulianelli, disse que os temas apresentados são relevantes, pois a energia solar fotovoltaica tem sido uma das fontes que mais cresce na matriz energética do país. “A área de P&D tem contribuído para a pesquisa por meio de uma unidade de geração de armazenamento de energia, oriunda de uma Chamada Estratégica 21 da Agência Nacional de Energia Elétrica. O projeto consiste em instalar plantas fotovoltaicas flutuantes e sobre o solo para estudos de armazenamento de energia”, explicou.

O gerente de Serviços e Suporte Tecnológico da empresa, Renato Cabral, agradeceu a participação dos convidados e o suporte da Diretoria Executiva de FURNAS aos projetos de engenharia ligados à inovação. “No plano estratégico 2019-2028 da DE foi definido uma inciativa para desenvolver plano de inovação e de tecnologia alinhado ao mercado e foram criadas linhas de pesquisa alinhadas ao Programa de Ação em Tecnologia e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) das Empresas Eletrobras 2019-2022”, complementou.

Atualmente, a empresa faz estudos e medições solarimétricas para projetos de geração fotovoltaica em áreas contíguas às usinas de Batalha (MG/GO), Estreito (MG/SP), Marimbondo (MG/SP) e Corumbá I (GO). Quando em operação, as usinas solares de FURNAS terão uma potência instalada de 180 MWp. São projetos em áreas remanescentes dos empreendimentos e no espelho d´água dos reservatórios, para a venda de energia, seja no ambiente regulado, seja no mercado livre. 

Clique aqui para conferir o vídeo do webinar na íntegra.
 

Por: Marcos Paulo