FURNAS apoia a campanha Novembro Azul

Câncer de próstata: tratamento precoce tem 90% de chance de cura

Publicado em:
Crédito: Divulgação


O laço azul é o símbolo da campanha Novembro Azul, um movimento internacional de conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata. Seu objetivo é alertar as pessoas, especialmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

Alguns dos sintomas da doença são dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, ou sangue na urina.

Se você tem um ou mais desses sintomas, não espere. Procure logo um médico. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, e o toque retal. São exames simples que salvam vidas.

Para o triênio 2020/2022, a estimativa é que sejam diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A incidência é tão alta que, para cada 9 homens, um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida. Daí a importância de combater o preconceito com ações de conscientização.

Saiba mais sobre o câncer de próstata em:

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf

https://portaldaurologia.org.br/publico/novembroazul/
 

Por: Fernanda Pontual