Programa de aceleração de startups apoiado por FURNAS é destaque de webinar

Evento online, que contou com a participação do presidente Pedro Brito, apresentou o projeto do Rio de Janeiro selecionado pelo MIT REAP

Publicado em:


Foi realizado nesta segunda-feira (30/11) o webinar “MIT REAP: iEcossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro”. O objetivo do evento foi explicar e debater sobre o projeto do Rio de Janeiro selecionado, em agosto deste ano, pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para participar do MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program), um programa de aceleração de startups. FURNAS é uma das empresas co-lideres do projeto, ao lado do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS) da Coppe/UFRJ, Petrobras, representantes do governo e empresas privadas.

Pedro Brito, presidente de FURNAS, foi um dos palestrantes do webinar. O executivo falou sobre a participação da companhia no programa e importância que a iniciativa tem para o Rio de Janeiro e também para toda a cadeia da área de energia. Segundo ele, o setor é muito grande e passa por uma transformação em seu modelo, que vai além da tecnologia. “Temos um apelo por energia mais barata, limpa e renovável e precisamos pensar o setor de uma maneira diferente, buscando sempre inovar.  Tem tudo a ver a gente aproximar empresas que já estão no mercado com empreendedores, startups, universidades”, declarou. “Acredito muito nesse programa e estamos todos empenhados para desenvolver esse mindset de inovação, mirando não só na maneira de pensar, mas também na forma de agir, de fazer negócios e se relacionar”, reforçou. 

Além do presidente de FURNAS, o evento contou com a participação do coordenador do projeto no Programa MIT REAP e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS) da Coppe/UFRJ, Hudson Mendonça. Ele abriu o evento com uma apresentação sobre o MIT REAP e detalhes do projeto do Rio de Janeiro, além de mediar o debate e a perguntas do público. Também estavam entre os palestrantes Paulo Ganime, deputado federal pelo Rio de Janeiro; Lindália Junqueira, CEO da Ions Innovation e do Hacking.Rio; Marcus Vinícius, professor e coordenador do  LabrInTOS da Coppe/UFRJ; Moisés Swirski, investidor da MSW Capital; e Alex Dal Pont, gerente de Inovação em Ecossistemas Empreendedores da Petrobras.

Para cumprir o objetivo de estimular a criação e o desenvolvimento de startups e do empreendedorismo focados nos setores de energia e sustentabilidade, o programa pretende transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” destas áreas, por meio da união de atores da região e da implementação e adaptação da metodologia do MIT REAP ao contexto local.

Ao final, os palestrantes e co-líderes do projeto, responderam as dúvidas dos espectadores. Antes de encerrar sua participação, Pedro Brito ressaltou que o programa também conta com o apoio e entusiasmo do presidente do grupo Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, do qual FURNAS faz parte. “Queremos que as coisas aconteçam no Brasil. Chegou a hora de dar um passo exponencial para desenvolver o país a partir do Rio de Janeiro e com essa iniciativa”, concluiu.


O Programa

Anualmente, o MIT REAP seleciona oito regiões do mundo para um programa de desenvolvimento com dois anos de duração. O projeto selecionado deve engajar, desde o envio da proposta para seleção, os atores previstos pela metodologia: universidades, corporações, governo, empreendedores e investidores de venture capital, também conhecido como capital de risco ou capital empreendedor.

O programa é dividido em quatro fases: diagnóstico, elaboração da estratégia de ação, implementação das ações e estratégia de sustentação. Ao completar o programa, os integrantes do grupo têm o compromisso de disseminar o conhecimento na região selecionada, que passa a fazer parte do REAP Global.

Estão previstos, ainda, a criação do programa pesquisador empreendedor e de um espaço de interação para as startups aceleradas na iniciativa. Uma das principais oportunidades será a de criação de novas startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade.
 

Por: Andre Sant´Anna