FURNAS participa de iniciativa para proteção do pato mergulhão

O encontro virtual será promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Publicado em:
Parque Nacional Serra da Canastra / Crédito: Adriano Gambarini


FURNAS participa da 3ª reunião de monitoria do Plano de Ação Nacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a conservação do pato mergulhão (Mergus octosetaceus), entre os dias 14 e 18 de dezembro. O encontro virtual é promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), vinculado ao órgão ambiental, e terá participação de ONGs, universidades e instituições públicas.

O pato mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie considerada em perigo crítico de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A ave atualmente é registrada em poucas áreas do território brasileiro, sendo algumas próximas a empreendimentos da empresa, como no caso do Parque Nacional Serra da Canastra, próximo a UHE Furnas.
 

Projeto Pato Mergulhão Chapada dos Veadeiros - Crédito: Fernando Previdente/IAT - CEPF


O biólogo de FURNAS Adriano Rodrigues Lagos, da Gerência de Gestão do Meio Físico-Biótico, que representará a empresa no evento, destaca que as oficinais são importantes para seguir as mesmas diretrizes na conservação das espécies ameaçadas de extinção no Brasil. “Com isso podemos propor atividades que estão em consonância com os Planos de Ação Naciona, conduzidos pelo ICMBio, para aplicar os recursos de forma mais adequada, com foco na conservação das espécies que estão sob ameaça”, ressaltou.

A empresa desenvolve atualmente programas de conservação da avifauna em áreas de hidrelétricas, como na UHE Marimbondo - mutum-de-penacho (Crax fasciolata) e aracuã-paulista (Ortalis remota) -, e ainda referente aos pequenos felinos da UHE Batalha e ictiofauna da UHE Simplício, entre outros, no âmbito dos respectivos processos de licenciamentos ambientais.

A participação de FURNAS no evento está em consonância com o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade capitaneado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) assumido em 2019.
 

Por: Marcos Paulo