FURNAS TEC&IN: Divulgação de duas novas Publicações Técnicas sobre Durabilidade

Publicado em:
Blocos de concreto expostos ao ambiente para avaliar reações expansivas / Crédito: Arquivo FURNAS


A Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico acaba de disponibilizar duas Instruções Técnicas, recém-publicadas por FURNAS, relacionadas à prevenção de patologias que podem ocorrer em estruturas de concreto de empreendimentos de geração (usinas hidrelétricas e eólicas), fundações de edificações, pontes, entre outras.

Segundo o gerente Renato Cabral, esta é uma iniciativa do Comitê FURNAS Tec&In, que tem como principais objetivos registrar e divulgar trabalhos tecnológicos relevantes e inovadores desenvolvidos pela empresa na forma de manual, recomendação ou resultado de um trabalho ou pesquisa. O grupo também busca suprir lacunas existentes em práticas recomendadas e no processo de normalização técnica, a fim de atender aos objetivos empresariais.

“A experiência de FURNAS no conhecimento de grandes construções vem de longa data e agora se transforma em documentos aplicados e úteis a todos do meio técnico. Prevenir é a palavra-chave. As estruturas não podem sofrer por falta de investigações e cuidados prévios. Vamos aumentar a durabilidade das construções”, afirma a Dra. Nicole Pagan Hasparyk, coordenadora do Comitê FURNAS Tec&In.

O acesso aos documentos será livre e ilimitado aos interessados no site de FURNAS. Demais publicações (Instruções Técnicas; Manuais, Memórias técnicas e Práticas recomendadas; Livros e Cartilhas) estão disponíveis no mesmo site, entre elas o MANUAL sobre Controle Tecnológico do Concreto em Empreendimentos de Geração (Santana et al. FURNAS, 2018).

Confira abaixo as Instruções Técnicas recém-publicadas:

  • Método de Ensaio para a Avaliação do Potencial de Ocorrência da Etringita Tardia (DEF) em Concreto - Instrução Técnica ITGSTE004. Hasparyk, N.P; Schovanz, D.; Kuperman, S. C. Ed. Furnas. 1.ed. Goiânia, 2020 (ISBN: 978-65-00-07502-1): Esta instrução técnica tem como objetivo apresentar os procedimentos laboratoriais estabelecidos em metodologia desenvolvida em projeto de P&D ANEEL FURNAS que possibilitam avaliar, mediante a imposição de um específico ambiente de cura, seguido por ambiente de exposição, ao longo do tempo, corpos de prova de concreto de cimento Portland frente à DEF, por meio da avaliação de variação dimensional.
  • Método de Ensaio para a Determinação do Teor de Enxofre na Forma de  Sulfetos e Sulfatos em Agregados para Concreto - Instrução Técnica ITGSTE005. Lopes, A.D.; Hasparyk, N.P.; Silva, L. B. Ed. Furnas. 1.ed. Goiânia, 2020 (ISBN:  978-65-00-13897-9): Esta instrução técnica tem como objetivo apresentar  os procedimentos químicos laboratoriais que possibilitam avaliar os teores de enxofre em rochas e agregados. 
     

Microestrutura de concreto afetado pela DEF (SEM/EDS) (FONTE: FURNAS)

Por: Fabiana Castro