Monitoramento da Fauna Silvestre de FURNAS identifica onça-parda em Bom Despacho (MG)

Flagrante foi registrado em armadilhas fotográficas instaladas em campo durante o período do monitoramento

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Uma onça-parda (Puma Concolor) foi flagrada caminhando sossegadamente na área de influência da linha de transmissão (LT) 500 kV  Bom Despacho III – Ouro Preto II, de propriedade de FURNAS, no município de Bom Despacho, em Minas Gerais. O registro foi feito no dia 07/12. A última vez que se teve notícia de um animal desse porte passando próximo daquela região foi em 2013. A espécie encontra-se ameaçada de extinção, em nível nacional e estadual, classificada em ambas como “Vulnerável”.

O flagrante foi feito por meio do Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre de FURNAS, executado pela empresa Cedro Inteligência Ambiental, que tem como objetivo observar as possíveis mudanças na dinâmica populacional das espécies da fauna silvestre por influência da operação do empreendimento, no âmbito do licenciamento ambiental do empreendimento.

A onça-parda foi identificada em armadilhas fotográficas instaladas em campo durante o período do monitoramento e ocorreu no município de Bom Despacho (MG), a mais de 150km de distância do último registro, na cidade de Itabirito, interior do estado mineiro.

As coordenadas do registro foram anotadas e a espécie continuará sendo monitorada por métodos não invasivos – através das câmeras fotográficas e busca ativa por pegadas e fezes. O animal não foi capturado. 

“O registro demonstra a significância do acompanhamento das espécies ao longo dos anos e a importância da conservação e manutenção das áreas florestais ou aquelas associadas aos cursos d’água, devido ao seu papel fundamental no suporte da comunidade de mamíferos”, enfatiza o biólogo de FURNAS, Fernando Vieira Machado. 

A mastofauna silvestre vem sendo monitorada e constata-se que as espécies estão por toda a área de influência da LT, não sendo prejudicadas diretamente pelo empreendimento, mesmo aquelas mais exigentes ambientalmente, visto que estas espécies foram registradas inclusive transitando em áreas de influência direta do empreendimento.

FURNAS desenvolve ações específicas para a fauna silvestre em seus empreendimentos de geração ou transmissão, conforme estipulado por órgãos ambientais. O monitoramento permite observar as possíveis mudanças na dinâmica populacional da comunidade faunística na região de inserção do empreendimento.
 

Por: Marcos Paulo