Primeiro leilão de certificados I-REC é realizado por Eletrobras FURNAS

Foram feitas propostas para beneficiário final e comercializador

Publicado em:


O primeiro leilão de Certificados de Energia Renovável (I-REC) da Eletrobras FURNAS foi realizado nesta sexta-feira, dia 05/2, de forma online. Foram ofertados dois produtos: produto 1 (beneficiário final, empresas comprometidas em abater suas emissões) e produto 2 (comercializador). Ambos tiveram montantes negociados com participação ativa das empresas proponentes e ágio médio do leilão superior a 50%.

Para o  diretor de Regulação e Comercialização de FURNAS, José Alves de Mello Franco, o leilão foi um sucesso e demonstra que a iniciativa é relevante para o mercado na procura de certificados de energia renovável com foco na redução de gases de efeito estufa no meio ambiente. “FURNAS é pioneira no grupo Eletrobras nesta alternativa eficaz e de fácil acesso para empresas que buscam políticas mais sustentáveis, além de manter firme o comprometimento da companhia em práticas consonantes ao mercado ESG - Environmental, social and corporate governance”, avalia.

A transferência de I-RECs aos vencedores ocorrerá em até 60 dias, contados a partir do recebimento dos valores relacionados às quantidades negociadas. Os produtos oferecidos são de fontes hídricas da empresa oriundos das hidrelétricas de Itumbiara (2082 MW) e Serra da Mesa (1275MW), ambas localizadas em Goiás.

A superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de FURNAS, Fabiana Teixeira, destacou que a intenção da empresa é iniciar uma fase de negociações bilaterais tanto com consumidores finais quanto com comercializadores. “Atingimos nosso objetivo em fomentar esse mercado auxiliando empresas no cumprimento de suas metas de sustentabilidade”, ressaltou.

Sobre o I-REC

Ao adquirir os Certificados de Energia Renováveis (I-RECs) equivalentes ao montante de energia consumida, o usuário comprova sua origem renovável. O investimento auxilia no cumprimento das metas de sustentabilidade, já que é possível o abatimento das emissões de gases de efeito estufa (escopo 2 – emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol.

O I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo. Cada I-Rec equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.
 

Por: Marcos Paulo