Software desenvolvido em FURNAS é destaque na Revista Potência

O projeto foi desenvolvido internamente por colaboradores

Publicado em:


A Revista Potência publicou, em sua edição 182, o primeiro de três artigos dos colaboradores de FURNAS Luiz Henrique Zaparoli, da Divisão de Manutenção Eletromecânica Minas, e Luciano Borges Piva, da Divisão de Manutenção Eletroeletrônica Minas.

O artigo trata do CEI-ARC, software desenvolvido por equipe técnica de FURNAS para calcular a energia incidente nos pontos passíveis de intervenção nas instalações que tenham risco de incidência de arco elétrico, apontando o limite para operação de uma instalação a uma distância segura.

Os cálculos do software têm como principais benefícios o aumento da segurança, ao possibilitar a identificação e sinalização mais eficientes dos equipamentos e instalações quanto a distâncias de segurança e vestimentas necessárias; e um monitoramento mais assertivo, minimizando a incidência de multas e acidentes.

A utilização do CEI-ARC também permite a aquisição mais eficiente de vestimentas de proteção e um menor gasto com contratação de estudos, por ser uma ferramenta desenvolvida internamente, impactando de forma positiva na relação custo-benefício das manutenções.

O projeto do software, que já está sem sua segunda versão, faz parte do programa Jornada de Empreendedorismo, cujo propósito é disseminar uma cultura de inovação e empreendedorismo em FURNAS, com foco em novas receitas e geração de valor.

O CEI-ARC tem apresentado os requisitos para tornar-se um dos novos negócios de FURNAS, com a possibilidade de ser a primeira startup nascida a partir de um projeto de colaboradores do grupo Eletrobras, com o objetivo prestar serviço, apoiar estudos e oferecer consultoria para a indústria e demais empresas do setor de energia.

Veja aqui a edição 182 da Revista Potência.
 

Por: Fabio Lannes