Projeto inédito desenvolvido por FURNAS permitirá geração de energia elétrica a partir de sistema solar heliotérmico

Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação visa o desenvolvimento do primeiro coletor heliotérmico brasileiro

Publicado em:
Modelo de sistema solar heliotérmico / Crédito: Divulgação


FURNAS está desenvolvendo em seu Centro Tecnológico de Engenharia Civil, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, estudo inédito no Brasil para geração de energia elétrica a partir de sistema solar heliotérmico. A iniciativa faz parte de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que conta com R$ 7,5 milhões de investimentos e tem como objetivo o desenvolvimento do primeiro coletor heliotérmico brasileiro, que permitirá a construção de uma usina termossolar para geração de 1 MW de energia elétrica, o suficiente para abastecer cerca de 1.000 residências.

A energia termossolar funciona a partir de espelhos parabólicos que refletem a luz do sol e concentram-na num único ponto. O calor acumulado é usado para aquecer um fluido e o vapor movimenta as turbinas, acionando o gerador, que produzirá a energia elétrica.

O projeto é desenvolvido por profissionais da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico e Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. “Neste primeiro momento, vamos desenvolver um coletor nacional para geração termossolar (SCE), do tipo Calha Cilindro-Parabólica. Com os testes, verificaremos a viabilidade da implantação desse sistema em larga escala e comercialização para outras empresas do setor. Não existe no Brasil nenhuma estrutura desse tipo à venda ou instalada”, explica Renato Cabral, gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS. 

O estudo é fruto de uma parceria de FURNAS com a Eudora Energia e conta com a participação do Cepel. A Eudora desenvolve tecnologia na área de energias renováveis e eficiência energética. Pioneira no ramo de usinas heliotérmicas no Brasil, foi a responsável pelo projeto de usinas termossolares que serão implantadas pela Eletrosul e pela Cesp.

“Os protótipos serão construídos entre maio e novembro de 2021 e a nossa expectativa é que, já no início do ano que vem, nós comecemos a fase de testes. Essa iniciativa representa importante passo para o desenvolvimento dessa tecnologia no país”, reforça Moacir Andrade, engenheiro de FURNAS e coordenador do projeto de P&D.

O coletor termossolar, chamado de SCE (Solar Collector Element), é o menor elemento que compõe o campo solar em uma usina termossolar, sendo formado pelos seguintes itens: Espelho cilindro-parabólico, Tubo absorvedor, Juntas, Conexões, Sistema de rastreamento (tracker) e Estrutura de sustentação.


Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em FURNAS

Ao longo de 64 anos de existência, FURNAS tornou-se referência no setor elétrico brasileiro e uma das empresas que mais investe em novas tecnologias. Os projetos de P&D regulados pela Aneel, em atendimento à Lei 9.991/2000 e 10.848/2004, são parte dessa história, na busca incessante por resultados inovadores que lhe permitam crescer de modo contínuo e sustentável.

Hoje, a prioridade é a prospecção e o acompanhamento de projetos com foco em sustentabilidade e ligados a novas fontes limpas de geração de energia elétrica. A empresa acompanha os trâmites dos projetos, junto à Aneel e aos órgãos de fomento, o registro e monitoramento de patentes e a padronização dos projetos conforme a legislação em vigor.

No entanto, o objetivo principal é transformar os estudos realizados em produtos ou serviços patenteados e, com isso, agregar vantagem competitiva.
 

Por: Andre Sant´Anna