Esterilizador de ambientes será utilizado no Centro de operação do Sistema em abril

Equipamento foi desenvolvido por startup após chamada pública realizada por FURNAS em parceria com SENAI-RJ

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS utilizará, a partir do mês que vem, um Esterilizador do Ar e Ambiente com radiação UV-C (Radiação Ultravioleta no espectro C) no Centro de Operação localizado no bairro Grajaú, no Rio. O equipamento portátil atua na eliminação de vírus, bactérias, fungos e foi especialmente projetado para uso interno em ambientes climatizados e pouco ventilados. O projeto de P&D teve investimento de R$ 1 milhão e foi desenvolvido pela Intechno, uma das startpus selecionadas por FURNAS, em parceria com o SENAI-RJ. A seleção foi feita após chamada pública com objetivo de encontrar novas tecnologias voltadas para o setor elétrico e o enfrentamento à Covid-19. 

“O diferencial desse equipamento, além da dualidade de modos, isto é, a capacidade de esterilizar o ar e superfícies por radiação UV-C, passa pela mobilidade e facilidade de transporte para qualquer ambiente, o que aumenta a possibilidade de prevenção de doenças como a Covid-19, entre outras”, explica o engenheiro eletricista de FURNAS, Felipe Sousa Chaves. O equipamento pode ser controlado remotamente via celular e ainda é possível verificar outros parâmetros, como temperatura, umidade do ambiente, etc. 

Funciona como se fosse um ar condicionado portátil, ligado à tomada. O aparelho possui seis lâmpadas UV-C de 95W cada, com três coolers para forçar a circulação de ar. Cada cooler possui capacidade de circulação de 100m³/h de ar, totalizando 300m³/h de ar que o equipamento é capaz de esterilizar, suficiente para deixar seguro um ambiente com até 12 pessoas. 

O aparelho recebe o ar do ambiente por uma extremidade, esteriliza-o pelas lâmpadas UV-C internas e o ar esterilizado é liberado pela outra extremidade. Neste caso, é possível a permanência de pessoas no ambiente. No entanto, para a função que estereliza superfícies, uma das faces do equipamento gira e as lâmpadas UV-C ficam expostas. Neste modo de utilização, há sensores que identificam a presença humana e, caso alguém entre no ambiente enquanto este modo está em funcionamento, as luzes são desligadas imediatamente.

O projeto trouxe a possibilidade de aumentar a segurança para os empregados que circulam no Centro de Operação da empresa, que funciona 24 horas por dia. “Os ensaios mostraram que a eficácia do equipamento na eliminação de bactérias e fungos é na ordem de 90% em um período de quatro horas e meia de utilização no modo de esterilização do ar”, disse a gerente de P&D de FURNAS, Luciana Iulianelli. “Além de combater ao coronavírus, o equipamento vai impedir a proliferação de outras doenças e a ideia é que seja produzido mais equipamentos para outra unidades da empresa”, finalizou.
 

Por: GCA.P