Dia Mundial da Água: FURNAS mantém projetos de redução, reuso e aproveitamento da chuva

Conheça três projetos em andamento desenvolvidos pela empresa

Publicado em:


Comemorado hoje (22/3), o Dia Mundial da Água traz reflexões quanto ao uso responsável deste importante recurso mineral e alerta para impactos da ação humana em rios e mananciais. Como detentora de concessões para utilização de águas, seja para aproveitamento hidrelétrico ou demais finalidades inerentes à geração e transmissão de energia, FURNAS atua diretamente na conservação e qualidade da água.

A ação de FURNAS é orientada por políticas ambientais que buscam a integração harmônica de seus empreendimentos com o meio ambiente. Uma delas é incorporar as melhores práticas ambientais em todas as etapas de seus negócios, fortalecendo a sustentabilidade da empresa.

Veja três projetos em andamento desenvolvidos pela companhia: 
 

Aproveitamento da água de chuva

Iniciado em 2016 na Subestação Tijuco Preto, em São Paulo, o projeto de aproveitamento da água da chuva tem como objetivo principal reduzir o gasto com água potável oriunda de poço artesiano. A proposta atende o público interno e demais interessados na bacia hidrográfica local. 

Com a água da chuva captada nos tanques é possível abastecer o reservatório de uso interno e também lavar equipamentos, guias das ruas e veículos da frota da empresa. 

Este projeto está em andamento e foi executado internamente, sem custos com materiais. Foram utilizados dois tanques também reutilizados advindos do Sistema de Combate ao Incêndio da subestação.


Reuso de água de processo no Sistema Evaporativo Cooler

Desde 2017, FURNAS mantém o projeto de Reuso de água de processo no Sistema Evaporativo Cooler na Usina Termelétrica Santa Cruz (RJ). O objetivo é reduzir a temperatura e aumentar a umidade relativa na entrada de ar do ambiente para câmara de combustão. Isso traz economia na geração de energia elétrica com recuperação e economia de água. 

Os custos para implantação do projeto foram de quase R$ 5,7 mil, valor referente a materiais e mão-de-obra. O processo de recuperação oriundo da iniciativa gera uma economia de 78 caixas de água de 1.000 litros/dia, o suficiente para abastecer 156 famílias/mês com água fornecida pela concessionária.


Redução de consumo de água do tratamento secundário de resfriamento

O Sistema HVDC da Subestação Foz do Iguaçu (PR) é composto de oito conversores e cada conversor é refrigerado por dois circuitos de água, um fechado (primário) e o outro aberto (secundário). Com o intuito de buscar novas tecnologias para o tratamento de água do sistema aberto do HVDC, de forma a aumentar os ciclos de concentração das torres de resfriamento, foi implantado um produto que reduziu a necessidade de descarte de água. 

O impacto financeiro anual foi uma redução próxima a 30%, visando apenas os valores de aquisição de produtos químicos. Porém, outras vantagens se aplicam no âmbito da saúde e segurança ocupacional e meio ambiente. O atual sistema não necessita diluição, reduzindo os riscos ergonômicos, e o volume aplicado, por ser um produto concentrado, reduzindo a frequência de reabastecimento.
 


 

Por: GCA.P