Hidrelétrica de Funil é destaque em reportagem sobre Dia Mundial da Água

Matéria da TV Aparecida foi ao ar no programa Santa Receita

Publicado em:
Usina Hidrelétrica de Funil (RJ) / Crédito: AC Júnior


A Usina Hidrelétrica de Funil (RJ) foi destaque, ontem (22), no programa Santa Receita, da TV Aparecida. A reportagem especial sobre o funcionamento do empreendimento, que abastece cerca de 530 mil habitantes, foi ao ar pela emissora em comemoração ao Dia Mundial da Água. 

O supervisor de Operações de Funil, Jorge Luís Florentino, em entrevista à repórter Letícia Andrade do programa Santa Receita, explicou todo o procedimento feito durante a produção de energia, o volume dos reservatórios, além de ressaltar a importância de cada fase para o funcionamento constante da usina, que abastece a região Sul fluminense. 

“Quanto mais água tivermos no reservatório, maior volume, maior altura e maior será a produção de energia”, explica o supervisor. A UHE Funil utiliza as águas do Rio Paraíba do Sul, que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  

Na cobertura, Jorge Luís reforçou a importância das hidrelétricas, que vai além da produção de energia, atuando também na normalização da vazão dos rios, com o objetivo de reduzir a frequência e a intensidade das cheias.
 


 

Por: GCA.P