FURNAS recebe prêmio de Governança Digital

Empresa foi uma das quatro selecionadas entre mais de 200 organizações

Publicado em:

FURNAS foi uma das quatro premiadas no evento Digital Governance Awards como uma das empresas brasileiras que mais se destacaram pela efetividade e digitalização da sua governança. As outras premiadas foram a CCR, a Eletronorte e a ESGás. A cerimônia de divulgação dos premiados ocorreu nesta segunda-feira, 5 de abril, por meio da plataforma Zoom Webinar, e contou com a participação do presidente Pedro Brito e os gestores da Secretaria de Governança Corporativa da empresa, Marco Antônio Fernandes Costa e Fabrini Muniz Galo.

O Digital Governance Awards tem por objetivo premiar os Governance Officers e as organizações com a governança mais eficaz e digitalizada do Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Atlas Governance, empresa líder de mercado na América Latina em tecnologia para Governança.

A escolha das quatro empresas premiadas envolveu critérios como a preparação prévia para as reuniões de conselhos, o nível de interação dos participantes, a realização de reuniões mais deliberativas e as formalidades de comunicação de convocações e atas, além do nível de interação dos participantes com esses materiais. Foram mais de 200 organizações públicas e privadas analisadas.

“É um prazer e uma honra receber o Prêmio Digital Governance Awards em nome de FURNAS. Contamos com um time dedicado e atento às inovações do setor para garantir a qualidade, a segurança e a assertividade da nossa tomada de decisões, e, neste aspecto, o software da Atlas Governance nos permitiu ampliar ainda mais a nossa eficiência, segurança e simplicidade, por meio da transformação digital dos nossos processos”, afirmou Pedro Brito no evento.

O presidente ponderou sobre a questão da digitalização e inteligência artificial no âmbito dos conselhos. Eduardo Carone, CEO da Atlas, respondeu que a tecnologia é um recurso a mais, mas a melhor solução é a diversidade de experiências da equipe. “Tem muito uso de IA que podemos trazer para os conselhos, mas o trabalho de um conselheiro muitas vezes é criar o que não existe. Para isso, ainda são necessárias a criatividade e a experiência humana”, acredita ele.

Pedro afirmou que a adoção da plataforma da Atlas simplificou o que antes era complexo, trazendo funcionalidades que ajudam nos passos seguintes. “A plataforma tem nos ajudado muito na trilha de convivência com a tecnologia, sempre buscando ganhos de produtividade. E digo mais: vamos aproveitar essa experiência para outras áreas da empresa”, completou Pedro Brito.

Também participaram do evento Sonia Consiglio Favaretto, SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas e Marcelo Gasparino, Presidente do Conselho da Eternit e membro do Conselho da Vale e da CEMIG Energia, além de representantes das outras três empresas premiadas e a equipe da Atlas Governance.

Para o CEO da Atlas, a edição 2021 do prêmio mostra a evolução da governança das organizações em um mundo cada vez mais digital. “Com este prêmio, conseguimos reconhecer a importância do Governance Officer, grande responsável pela dinâmica e efetividade dos colegiados de qualquer organização. Premiar aqueles que fazem a diferença é uma forma objetiva de democratizar a boa governança”, completou Eduardo Carone.

Por: Fernanda Pontual