Software desenvolvido em FURNAS ganha novo destaque na Revista Potência

Segundo artigo destaca a interface e as funcionalidades da ferramenta computacional CEI–ARC

Publicado em:

Na edição de número 183, a Revista Potência publicou o segundo artigo dos colaboradores Luiz Henrique Zaparoli, da Divisão de Manutenção Eletromecânica Minas, e Luciano Borges Piva, da Divisão de Manutenção Eletroeletrônica Minas, sobre o software CEI-ARC, desenvolvido internamente por uma equipe técnica de FURNAS.  

O artigo apresenta a ferramenta computacional CEI–ARC, sua interface e funcionalidades, tendo como exemplo a realização do cálculo da energia incidente através de informações referentes ao equipamento e a emissão e impressão de relatórios com o intuito de facilitar o levantamento de informações. 

O objetivo do software é calcular a energia incidente nos pontos passíveis de intervenção nas instalações que tenham risco de incidência de arco elétrico, apontando o limite para operação de uma instalação a uma distância segura. 

No artigo concluiu-se ainda que a área de interação do software com o usuário é amigável e destaca-se a possibilidade destes estudos serem realizados para outras atividades, considerando os processos e equipamentos utilizados em cada empresa. 

Edição Passada

Na edição passada da Revista Potência, que trouxe o primeiro artigo, foi discutida a importância dos cálculos nos aspectos de segurança, cumprimento da legislação e retorno financeiro. Além disso, foram abordadas novas técnicas utilizadas durante o estudo, como a IEEE1584-2018 para tensões entre 0,206 e 15 kV em corrente alternada AC, entre outras.

Confira abaixo a edição 183 da Revista Potência que traz o segundo artigo sobre o CEI–ARC.

Revista Potencia Ed.183 artigo CEI ARC

Por: GCA.P