Usina de Itumbiara completa 40 anos unindo tradição e modernidade

Exposição virtual vai mostrar fotos e fatos históricos sobre a maior usina do Sistema FURNAS

Publicado em:
Vista a aérea da Usina Hidrelétrica de Itumbiara / Crédito: AC Júnior


A maior usina do Sistema FURNAS, a hidrelétrica de Itumbiara, localizada entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), completa 40 anos de operação neste dia 29 de abril. São quatro décadas produzindo energia para cerca de quatro milhões de pessoas a partir de seu reservatório, que tem 800 km² e banha 47 municípios. 

Uma exposição virtual de fotos e fatos históricos da Usina de Itumbiara faz parte das ações de aniversário e pode ser acessada a partir do dia 29/04 no link furnas.com.br/Itumbiara40. A exposição conta com imagens e informações sobre a construção da usina, a urbanização das cidades de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), a abertura de estradas, construção de pontes e o resgate da fauna por conta do enchimento do reservatório.

Desde sua construção, a Usina de Itumbiara já estava na vanguarda tecnológica. Suas unidades geradoras foram consideradas as maiores do mundo em implantação na época. A hidrelétrica obteve índices inéditos de nacionalização neste tipo de obra, participação de 97% de firmas brasileiras e de 90% em relação ao fornecimento dos principais equipamentos. Hoje, Itumbiara inicia novo ciclo com a implantação da primeira planta de produção e armazenamento de hidrogênio verde.

“FURNAS inova e investe na busca de novas formas de geração de energia limpa e de atendimento à crescente demanda por energia elétrica para o desenvolvimento do Brasil. O hidrogênio é o futuro. E se é o futuro, FURNAS está lá”, afirmou o presidente de FURNAS, Pedro Brito.

A Usina de Itumbiara abriga o projeto de P&D “Desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas a hidrogênio e eletroquímico” conta com uma planta fotovoltaica (200 kWp flutuante / 800 kWp no solo), já instalada e em comissionamento. A unidade alimenta um eletrolisador, que faz a eletrólise da água, gerando hidrogênio.

O hidrogênio é armazenado em forma de gás em tanque instalado na planta, sendo utilizado na obtenção de eletricidade por meio do uso de uma célula de combustível. Esta energia será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) via subestação já instalada na UHE Itumbiara. Este tipo de hidrogênio, obtido a partir de fonte de energia renovável, é denominado “Hidrogênio Verde”.
“O objetivo principal do projeto é estudar a inserção do armazenamento de energia no SIN, buscando sinergia entre a geração hidrelétrica e o armazenamento, além de otimizar instalações já consolidadas e com infraestrutura instalada. Com isso, perseguimos respostas mais rápidas para o brusco aumento de carga no SIN com o armazenamento de energia em hidrogênio, além de aumentar a confiabilidade do sistema com melhor regulação dos parâmetros elétricos”, explicou Renato Marques Cabral, gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, em Aparecida de Goiânia.


Geração de energia limpa certificada

No ano de 2020, a Usina Hidrelétrica de Itumbiara conquistou pela primeira vez o selo I-REC (Renewable Energy Certificate), do International REC Standard, emitido no Brasil, com exclusividade, pelo Instituto TOTUM. A usina foi homologada pela organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais de energia.

O I-REC Service é um sistema global projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono para controle de emissões. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia e poderá ser comprado por companhias que possuem a estratégia focada no desenvolvimento sustentável e se preocupam com a emissão de gases de efeito estufa. Assim, os certificados de energia renovável possibilitam a comprovação da origem de sua energia e, consequentemente, o cumprimento de metas de sustentabilidade com as quais muitas organizações estão comprometidas. 

Com essa certificação, FURNAS demonstra sua experiência, aliada aos mais modernos conceitos de sustentabilidade e à necessidade de atendimento à demanda do mercado por fontes mais limpas, reafirmando a importância técnica e histórica da empresa para o Brasil.  

A Usina Hidrelétrica de Itumbiara conta com seis unidades em operação, totalizando uma capacidade instalada de 2.082 MW.

 

Por: Leonardo Cunha