FURNAS coloca em operação projeto vencedor do programa de inovação

Vencedor do último ciclo do Inova Furnas, o Power TS começa a ser utilizado para testes e treinamentos na SE Foz de Iguaçu (PR)

Publicado em:

Batizado de Power TS, o projeto Bancada para Testes de Relés, vencedor do último ciclo de 2020 do programa de inovação interna, o Inova Furnas, entrou em operação essa semana na Subestação Foz de Iguaçu (PR). Criado pelo Técnico de Proteção de Sistemas Elétricos de FURNAS, Adriel Rodrigues da Silva, e desenvolvido pelo time da SE Foz a partir do estímulo do programa de inovação, o dispositivo tem por objetivo realizar testes e simulações nos equipamentos elétricos de forma didática e segura.

“O Power TS possibilita simular uma falha no sistema com segurança e sem risco de desligamentos acidentais de equipamentos, a realização de ensaios quando da troca, ajuste ou implementação de novas tecnologias, além de treinamentos de colaboradores de forma segura e realista”, explica Adriel.

Para dar vida ao projeto, a equipe desenvolveu uma bancada de testes em relés digitais de sistemas elétricos de potência, aproveitando relés desativados de outros painéis e levantando os componentes necessários para a sua montagem. Assim a equipe do projeto realizou a montagem de um piloto para a validação do conceito na SE Foz do Iguaçu. Na bancada piloto foram colocadas lâmpadas de sinalização de disjuntores e seccionadoras que indicam esses equipamentos abertos e fechados, comando de abertura e fechamento de disjuntores e seccionadoras, relés que simulam estados de equipamentos, sinais de teleproteção, aberturas (trips) em disjuntores quando na ocorrência de falhas, blocos de testes para sinais analógicos (corrente e tensão), além de switch para parte de comunicação.

“Durante o processo de venture builder, o projeto foi conectado com várias startups por meio do Hub Innovation Latam e atraiu o interesse de empresas que estão em tratativas para fabricar o cabeça de série da versão industrial do PowerTS. O pedido de patente do equipamento está sendo enviado para o INPI” afirmou o Gerente de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa de FURNAS, Thiago Peixoto.

“Um simulador de sistemas elétricos pode custar, dependendo da sua capacidade de processamento, até R$ 500 mil. O Power TS desenvolvido no Inova Furnas teve um custo de R$ 5 mil. O próximo passo é padronizar os componentes e criar instruções em vídeo para que outras subestações também possam montar suas próprias bancadas”, completa Adriel.


Inova Furnas

O programa de estímulo à inovação de FURNAS, o Inova Furnas, resultou em 80 ideias de novos produtos, que foram defendidas pelos próprios participantes em uma espécie de bolsa de valores interna. As 11 melhores propostas foram apresentadas para uma banca de especialistas internos e seis propostas foram aprovadas.

Os grupos tiveram seis semanas para construir um protótipo que gerasse resultados e pudesse ser escalado para a empresa. Os resultados foram então apresentados para avaliação. O projeto Power TS foi o grande vencedor do último ciclo de 2020 do programa Inova Furnas.
 

Por: DCA.P