Projetos de FURNAS participam no XVI EDAO

Evento será online e terá como tema central a transformação digital

Publicado em:


FURNAS tem participação confirmada no XVI Encontro para Debates de Assuntos de Operação (EDAO), entre os dias 7/6 e 9/6, com o tema “A Transformação Digital na Operação do Sistema Interligado Nacional”. O evento será online e tem como objetivo o intercâmbio de experiências e conhecimentos por meio da apresentação de trabalhos selecionados, painéis de debates, conferências, convidados e cursos de curta duração.

Os funcionários de FURNAS Enéas Macedo Ribeiro e André de Freitas Queles apresentarão, respectivamente, os projetos “Utilização do serviço de mensagens em smartphone para monitoramento das UHEs de Anta e Simplício” e “Resultados da Implantação de um Polo de Atendimento Dedicado na Operação e Manutenção de Subestações Teleassistidas”, que estão em pleno andamento na companhia. 

O primeiro é um serviço de mensagens em smartphone para monitorar, por meio de comandos a um robô nominado “Operador Virtual”, dados para análise da instalação de modo que se possa avaliar, caso seja necessária, a intervenção ou assistência à equipe de tempo real ou atuação em instalação desassistida. No segundo caso, o objetivo é tornar disponível os resultados obtidos após a implantação de um Polo de Atendimento Dedicado (PAD), na Subestação Ouro Preto, geograficamente próximo de um conjunto de seis subestações teleassistidas de FURNAS (Ouro Preto, Barro Branco, Padre Fialho, Bom Despacho, Barreiro, Mesquita e Sarzedo).

Para o gerente do Departamento de Gestão da Operação, Robson de Matos Fernandes, a exposição dos trabalhos executados na empresa demonstra a capacidade técnica dos colaboradores em acompanhar as tendências do mercado. “São projetos que visam aprimorar e dar mais eficiência em nossos processos de operação e manutenção de ativos”, ressaltou. 


Sobre o EDAO 

A programação do XVI EDAO abordará três temas centrais, como os processos técnicos-operacionais e de gestão da operação; aprovações e inovações de recursos técnicos e tecnológicos e o desenvolvimento aplicados aos profissionais e às equipes de operação.

O encontro é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CiGRÉ-BRASIL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Companhia Paranaense de Energia (Copel). 

Para mais informações sobre o evento, acesse o site http://www.edao.com.br/home.asp.
 

Por: Marcos Paulo