Cinco projetos de FURNAS recebem reconhecimento no 1° Prêmio de Inovação Eletrobras

Premiação avaliou 89 propostas das empresas Eletrobras

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Cinco projetos desenvolvidos por colaboradores de FURNAS foram agraciados com o 1º Prêmio de Inovação das empresas Eletrobras, cuja cerimônia de premiação ocorreu em 27/5. O evento foi um marco no sistema elétrico brasileiro, contando com 89 propostas das companhias nas categorias de Finalísticos, Gestão e Suporte e Socioambiental, cada uma delas subdividida nas classes Soluções de P&D, Soluções de Empregados e Soluções de CEPEL, onde foram avaliados vários produtos e processos inovadores.  

O Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia de FURNAS foi destaque no evento. Das seis propostas encaminhadas, que concorriam na classe Soluções de P&D, quatro foram premiadas nas categorias de Finalísticos e Gestão e Suporte.

Os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa que levaram o primeiro e segundo lugar na categoria Finalísticos foram, respectivamente,  Metodologia para estimativa de valores extremos de pressão em bacia de dissipação por ressalto hidráulico, com a coordenação da engenheira Alba Valéria Brandão Canellas; e a Laboratório de aerodinâmica com túnel de vento, coordenado pelo engenheiro Marlos José Ribeiro Guimarães.

Já na categoria de Gestão e Suporte receberam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, as soluções Análise e previsão da matriz analítica de riscos em projetos de transmissão e geração de energia, idealizado pelo engenheiro Flávio Augusto Settimi Sohler; e Mapas gerenciais de erodibilidade e suscetibilidade a erosão laminar e linear, com a coordenação da engenheira Marta Pereira da Luz.

"É o reconhecimento da equipe de pesquisadores do DSB.E, com alto grau de vocação e dedicação ao desenvolvimento de projetos de P&D+I que buscam resultados aplicáveis e alinhados às estratégias de desenvolvimento tecnológico do setor. A continuidade dos projetos de P&D+I em linhas de pesquisa alinhadas ao mercado é estratégica para a empresa ser cada vez mais tecnológica e moderna”, comemora o gerente Renato Cabral.

O projeto FLOW, um dos finalistas do programa interno Inova Furnas no ano de 2020, foi a quinta iniciativa da companhia a ser premiada durante a primeira edição do Prêmio de Inovação Eletrobras. Ganhando o primeiro lugar na classe de Soluções de Empregados, seu objetivo é permitir a tramitação de informações de maneira automatizada em ambiente corporativo.

“Ter o FLOW reconhecido como vencedor dessa classe é muito gratificante, principalmente por se tratar de uma solução proposta por colaboradores da empresa e que, uma vez concluído, será de grande aplicabilidade e trará inúmeros benefícios à empresa”, declarou o gerente do Departamento de Projetos de Proteção, Controle e Telecomunicações, Orlando José Michel da Motta.

O projeto contou com o envolvimento de colaboradores dos departamentos das superintendências de Engenharia de Transmissão e Gestão de Projetos e Empreendimentos.

A Eletronuclear foi a que mais obteve soluções contempladas no evento Eletrobras. A companhia recebeu nove prêmios, seguida de FURNAS, com cinco premiações.  

Confira aqui o acervo técnico com as 89 soluções inscritas e premiadas.
 

Por: DCA.P