FURNAS substitui cabo de fibras ópticas em Seropédica (RJ)

Manutenção corretiva trocou trecho de 2km de cabo OPGW entre as torres 215 e 220 da LT Zona Oeste-Nova Iguaçu

Publicado em:
Crédito: Fábio Estavão


FURNAS substituiu a rede de fibras ópticas entre torres de transmissão situadas a 2,5 km da entrada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), junto à antiga rodovia Rio-São Paulo, no município de Seropédica (RJ). Durante a manutenção, que ocorreu no último final de semana, foi trocado um trecho de 2 km de cabo OPGW da linha Zona Oeste-Nova Iguaçu.   

Segundo o engenheiro Fábio Gonçalves Teixeira, do Departamento de Sistemas de Telecomunicações de FURNAS, o motivo da substituição foi a deterioração do sinal óptico verificado nas fibras. “Com o passar do tempo, este cabo começou a apresentar fortes atenuações do sinal óptico, em pontos distintos, devido a corrosões internas no núcleo de alumínio”, apontou Fábio.  

O serviço, que foi concluído dentro do prazo previsto, propiciará a melhoria do sistema de telecomunicações entre as subestações Zona Oeste e Nova Iguaçu, que faz parte da rota Angra-São José, evitando riscos para o sistema elétrico. 

Foto: Fábio Estavão

Cerca de 80 colaboradores trabalharam no projeto, que envolveu diferentes departamentos da companhia. FURNAS utilizou mão de obra própria na realização desse serviço, evitando gastos com contratação de empresa especializada e maior tempo para a sua efetivação. A empresa realizou testes de Covid-19 em todos os funcionários que participaram da operação. Os protocolos de prevenção ao coronavírus instituídos pela companhia foram seguidos.
 

Por: DCA.P