FURNAS recebe selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Programa reconhece instituições que executam ações em prol da igualdade entre mulheres e homens no trabalho

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


FURNAS recebeu nesta quarta-feira (14), em evento realizado em Brasília, o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o programa é o reconhecimento às instituições que executam ações em prol da igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

O presidente de FURNAS, Clovis Torres, participou da cerimônia e ressaltou a importância do prêmio. “Essa foi a sexta vez que FURNAS foi contemplada com o Selo do Programa Pró-Equidade, um reconhecimento que reflete as ações que realizamos no desenvolvimento de uma política de acesso e ascensão no emprego em iguais condições, independente do gênero, e nos deixa muito honrados”.

Lana Gomes, assessora parlamentar, recebeu o Prêmio representando todas as mulheres que trabalham em FURNAS. “É um prazer receber o troféu que representa o selo do Programa Pró-Equidade  em nome de todas as mulheres de FURNAS, que é uma empresa que cada vez vem investindo mais em políticas de equidade de gênero, onde podemos ver um número crescente de mulheres ocupando cargos de chefia”.

O evento contou com a participação da  ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; Vanessa Gomes Sampaio, gerente de projetos da Organizações das Nações Unidas (ONU); Martin Hahn, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de parlamentares, secretários de governo e representantes das companhias premiadas. Além de FURNAS, também estão entre as empresas reconhecidas Eletrobras,  Eletronuclear, Fundação Chesf, Fundação Real Grandeza, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, BNDES, entre outras.


Sobre o programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria.

Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um Plano de Ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça, de forma transversal e interseccional, dentro da organização.

A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

O programa também é direcionado para garantir o exercício dos direitos laborais das trabalhadoras e trabalhadores, ao distinguir com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça as empresas comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero e raça, conjugando a lógica do exercício dos direitos com a lógica dos negócios, considerando que a igualdade entre mulheres e homens constitui atualmente um pilar fundamental da gestão organizacional e do êxito empresarial.


Atuação Social de Furnas

FURNAS desenvolve diversas iniciativas com o objetivo de promover a valorização da equidade de gênero e raça, por meio de projetos e ações sociais nas comunidades localizadas no entorno de seus empreendimentos e iniciativas voltadas para a força de trabalho.

Em 2020, Furnas aderiu ao Programa Equidade é Prioridade, do Pacto Global das Nações Unidas, cujo objetivo é ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, promovendo a igualdade de gênero dentro da empresa e valorizando as mulheres no quadro funcional de Furnas. Para isso, são estabelecidas metas corporativas ambiciosas e tomadas medidas para enfrentar as principais barreiras de inclusão, tanto dentro de sua organização quanto em sua cadeia de valor. A empresa se comprometeu a alcançar o percentual de 30% de mulheres em cargo de liderança até 2025.

Esse tema vem sendo tratado com grande importância também no âmbito das empresas Eletrobras. O indicador Equidade de Gênero e Raça integra o PDNG 2021-2025 como um dos que têm seu resultado considerado para o cálculo da Remuneração Variável do Administrador (RVA) e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Desde 2007, FURNAS está entre as empresas brasileiras contempladas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. A empresa faz parte, ainda, do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev) desde sua criação, em junho de 2004. Desde de 2011 declarou apoio aos Princípios de Empoderamento Feminino – WEPs, criados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.
 

Por: Andre Sant´Anna