FURNAS celebra Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Hoje, 22 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Biodiversidade ou diversidade biológica pode ser entendida como a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra, abrangendo toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles.

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos, com mais de 120.000 espécies animais e 40.000 espécies vegetais conhecidas no país.

Esta abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do planeta, encontradas em terra e na água.

Na implementação e operação de seus empreendimentos, FURNAS realiza levantamentos e monitoramentos de biodiversidade, bem como programas, planos e ações de gestão ambiental dentro dos mais altos padrões de qualidade e boas práticas.

A execução dos programas, planos e ações ambientais contribuem para a manutenção do estado de conservação das espécies e de seus respectivos ecossistemas.

Além do desenvolvimento dessas ações, FURNAS tem colaborado em oficinas de Planos de Ação Nacional, organizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), traçando estratégias e metas para a conservação de espécies ameaçadas e participando de diversos fóruns técnicos empresariais que tratam sobre o tema com o Grupo de Trabalho de Recursos Aquáticos e Biodiversidade das Empresas Eletrobras e a Câmara Técnica de Biodiversidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), dentre outros. A empresa está alinhada com a Politica Ambiental das Empresas Eletrobras e com os dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Com essas ações a empresa pretende ampliar as discussões sobre a conservação da biodiversidade por se tratar de um tema de vital importância para a utilização racional dos recursos naturais.


Assista às ações para conservação da ictiofauna no rio Paraíba do Sul:


 

Por: Behula Spencer