FURNAS promove palestras Jovem Aprendiz Na Mão Certa

Encontros virtuais abordaram o tema “Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”

Publicado em:

FURNAS, a partir da parceria com o Programa Na Mão Certa, realizou dois encontros intitulados “Jovem Aprendiz Na Mão Certa”, na segunda-feira (9/7), através da plataforma Zoom. A atividade teve o tema a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e esclareceu as demais formas de violência, com o objetivo de explicar aos adolescentes, que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz de FURNAS/SENAI RJ, como agir em situações em que sofram, presenciem ou suspeitem de abusos ou exploração sexual. 

As palestras contaram com a participação da assistente social do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação da empresa, Claudia Regina Tenório, que esclareceu a importância do conhecimento sobre o tema e a relevância do Programa Na Mão Certa, lançado pela ONG Childhood Brasil e que, desde 2009, tem uma parceria firmada com FURNAS. 

Cláudia reforçou o compromisso da empresa com a proteção de crianças e adolescentes, principalmente com seus aprendizes. “Quando a gente tem essa preocupação com o Jovem Aprendiz é porque sabemos que estão vivendo um momento de sonhos, de buscas de oportunidades e não podemos permitir que nenhuma forma de violência os impeça de alçarem voos mais altos”, disse ela. 

Atualmente, a companhia conta com 130 jovens aprendizes atuando em diversas localidades. O programa, que insere adolescentes no mercado de trabalho, contribuindo para a formação pessoal e profissional, oferece cursos técnicos, com duração de um a dois anos. 

Durante a conversa, Claudia salientou que o propósito ao trazer o tema da violência sexual à discussão é transformar os adolescentes em conhecedores da realidade, orientá-los, torná-los conscientes não apenas do que acontece em suas vidas pessoais, mas também nas vidas de outras pessoas ao seu redor e que, de forma silenciosa, estão pedindo por ajuda.  

Ao final da palestra, um espaço foi aberto para que os meninos e meninas opinassem sobre o assunto discutido. Todos foram assertivos em suas respostas e concordaram que a temática é importante e que deve ser discutida. Eles elogiaram o papel de FURNAS nessa causa, as iniciativas criadas que incentivam as denúncias de violência sexual, o acolhimento e os cuidados das pessoas que fazem parte de seu quadro de funcionários. 

“As palestras são muito boas e importantes, além de muito proveitosas para os jovens aprendizes de FURNAS. Essas conversas chegaram em uma boa hora devido ao momento que estamos vivendo, em que os jovens estão mais tempo em casa e alguns mais vulneráveis à violência. Em breve, levaremos essas palestras para as demais localidades de FURNAS que possuem jovens aprendizes”, informou Antônio Aldemir, do Departamento de Remuneração, Desempenho e Carreira (DRC.G) e responsável pelo Programa Jovem Aprendiz na empresa. 

Conheça mais sobre o Programa Na Mão Certa, que tem a finalidade de promover esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, clicando aqui

 

Por: Larissa Marques